Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Geração Z?!?

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Geração Z?!?
Criado em 20 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Mal terminamos de entender a geração Y e a geração Z chegou com tudo.

Nesse vídeo apresento um pouco sobre e relação com o consumo desse pessoal que têm 57% dos seus jovens que preferem poupar a gastar dinheiro. Ainda, falarei sobre ambiente de trabalho e os desafios da educação.

Ainda, fiquei com muita dúvida na hora de escolher a foto para esse artigo. Eram tantas fotos que representam essa geração. Mas, resolvi escolher a dessa menina, falando que não temos tempo, colocando o mundo como um relógio. Essa imagem nos permite muitas analogias e referências com o vídeo do link abaixo.

https://youtu.be/e0upCBdJ2y0

No fim do vídeo eu falo sobre disponibilizar algumas ferramentas que vão prender a atenção dessa geração dentro da sala de aula.

Ferramentas de Criação de Conteúdo:

Kami funciona como papel e caneta digital para que as salas de aula possam passar para uma colaboração sem papel;

 Lucidchart é uma maneira simples de explicar processos complexos com organizadores gráficos, mapas mentais e mapas conceituais;

Soundtrap permite que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação por meio de podcast colaborativo e criação de músicas;

Squid permite que os alunos escrevam à mão naturalmente em um notebook que também suporta anotações em PDF.

Ferramentas de STEAM:

Motion Math é uma plataforma de jogos com mais de 900 níveis de conteúdo de matemática adaptável para salas de aula de escola primária;

BlocksCAD é uma ferramenta de modelagem 3D que ajuda os alunos a aprender matemática e codificação através da criação de conteúdos 3D;

Flat.io é uma ferramenta de criação de partituras que permite aos alunos escrever partituras de forma colaborativa;

GeoGebra é uma ferramenta gráfica que permite aos alunos resolver equações, funções gráficas, analisar dados e explorar matemática 3D;

LEGO Education traz o poder dos tijolos físicos, motores e robótica para as salas de aula STEM;

Scratch, desenvolvido pelo MIT Media Lab, capacita os alunos a criarem jogos interativos e animações enquanto aprendem os fundamentos da codificação baseada em blocos;

Sphero Edu torna a robótica mais acessível para salas de aula através de um currículo alinhado ao STEM e atividades práticas de codificação;

Workbench fornece os recursos e suporte aos professores que precisam ensinar conceitos básicos usando aprendizagem baseada em projetos.

Ferramentas de Comunicação:

Edpuzzle fornece um caminho para os professores avaliarem uso e compreensão dos vídeos pelos alunos com questionários incorporados;

Classcraft transforma salas de aula em uma épica aventura em que os alunos jogam ao longo do ano;

Kahoot! é um ambiente de aprendizado baseado em jogos para salas de aula.Os jogadores respondem perguntas enquanto os resultados são exibidos em uma tela compartilhada;

Padlet funciona como uma folha de papel onde os alunos podem postar qualquer coisa (imagens, vídeos, documentos, texto) e colaborar com outras pessoas;

Quizizz fornece quizzes para rever, avaliar, e engajar-se com os alunos no seu próprio ritmo;

Quizlet é uma plataforma estudantil. Os alunos podem estudar usando milhões de flashcards, jogos ou criar conjuntos de práticas por conta própria;

Screencastify, gravador de tela, permite que professores e alunos possam capturar, editar e compartilhar vídeos em segundos;

PearDeck permite que os professores sincronizem suas lições nos dispositivos dos alunos, além de fornecer avisos para avaliação formativa.

Ferramentas Variadas:

Seja Incrível Na Internet ensina às crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que elas possam explorar o mundo on-line com confiança; 

Ariê, sua proposta é fazer um grupo de jogos voltados para uso doméstico ou em escolas. São atividades desenvolvidas buscando sempre a melhor qualidade de design e usabilidade;

Khan Academy oferece exercícios, vídeo e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula;

Google Scholar inclui artigos acadêmicos de uma ampla variedade de fontes em todos os campos de pesquisa, em todos os idiomas, em todos os países e em todos os períodos;

Tour Creator para criar e publicar tours de realidade virtual. Você pode usar imagens de modelos, Google Street View ou sua própria coleção de imagens em 360°;

Google Lens permite usar a câmera do celular para buscar informações sobre objetos físicos na Internet. O recurso analisa o cenário e mostra os resultados usando realidade aumentada e inteligência artificial;

Plickers é uma ferramenta de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e saber em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula;

 Páginas para colorir nunca foram tão divertidas! O Quiver combina coloração física com tecnologia de realidade aumentada de última geração para proporcionar a você e seus filhos uma experiência extraordinária;

Smartkids permite montar aulas mais interativas e dinâmicas, utilizando os recursos do site para ensinar os alunos sobre assuntos variados trazidos pelo site, como gastronomia e cinema.

A plataforma Escola Digital reúne recursos digitais de aprendizagem e classifica os conteúdos de acordo com vários critérios, como disciplina e ano escolar. Com a proposta de criar um espaço para que os professores compartilhem experiências, a seção Diário de Inovações publica relatos semanais de educadores de diferentes regiões do país que estão inovando na sala de aula.

E você? Como faz com essa galerinha em sala de aula? Você vê essa diferença entre gerações?

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveira
Assistente - Sebraefavorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2031 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?