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Gatilhos mentais e a Psicologia na comunicação

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Gatilhos mentais e a Psicologia na comunicação
Criado em 13 MAI. 2021
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Muito se fala em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e a sua importância, mas escrever por escrever não vai trazer resultado nenhum para o seu negócio, assim como fazer uma publicação nas redes sociais apenas por fazer. 

Você precisa planejar e analisar se aquilo está trazendo algum tipo de retorno ou não. Para isso, ainda na etapa de planejamento da sua empresa, você precisa trabalhar a psicologia na comunicação.

Psicologia na Comunicação

Recentemente assisti um vídeo no Youtube sobre os 7 pecados capitais, algo que está inserido em nossa cultura. Nele mostrava que, por exemplo, o seriado Chaves usa os 7 pecados capitais em todos os seus personagens, assim como o desenho do Bob Esponja. 

O comportamento do consumidor é muito ligado a tudo isso, então é essencial pensar em suas estratégias, pontos como as cores, a sensibilidade, o olfato, os sons etc. Falando em sons, quem nunca ficou com um jingle de alguma empresa 'preso' na cabeça? Alguns exemplos famosos são os das Lojas Americanas e da Pernambucanas. 

Tudo isso é psicologia pura, fazer com que as pessoas lembrem das marcas de forma clara e fácil. Quanto mais você pensar em abordar arquétipos, melhor será a comunicação da sua empresa. 

E hoje com tanta informação é necessário pensar na melhor forma de conseguir gerar engajamento e empatia em suas ações. E para isso os gatilhos mentais são indispensáveis.

O que são Gatilhos Mentais?

Os Gatilhos Mentais são facilitadores que contribuem para suas decisões. Ou seja, são as decisões que o comprador faz por impulso. Em alguns momentos, o cérebro evita o esgotamento de pensar sobre cada decisão que faz e se deixa levar por escolhas automáticas.

Tipos de Gatilhos Mentais

Existem diversos tipos de Gatilhos Mentais que podem ser utilizados em seus conteúdos. Você pode variar o uso conforme o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, ou conforme as dores e necessidades de seu cliente. 

Conheça alguns dos Gatilhos Mentais mais conhecidos e utilizados em estratégias de Marketing:

Escassez

Esse gatilho cria um estado de urgência no consumidor. Se você conseguir criar uma boa ideia de escassez, irá persuadir potenciais compradores. 

Um exemplo desse gatilho é o famoso 'Só hoje!' do Magazine Luiza, mesmo a gente imaginando que ainda terá sim determinado produto amanhã nas lojas, essa frase chama a nossa atenção. 

Ao scrolar sua timeline e ver um anúncio com algo escrito nesse sentido, você automaticamente irá parar e ler o que diz na imagem ou vídeo. 

 Urgência

Assim como o gatilho de escassez, o gatilho de urgência faz com que o consumidor tenha que decidir uma resposta rápida, sem pensar demais para não perder oportunidades. 

Esse gatilho está diretamente ligado ao de escassez, mas nesse caso fala especificamente do tempo que o comprador tem disponível, pois o produto ou serviço deverá ter um prazo limite para ser adquirido. Ou seja, você deverá delimitar uma data para o encerramento da oferta.

Prova Social

Nós, seres humanos, somos seres influenciáveis. Portanto, qualquer coisa que mostre ser popular pode gerar um estímulo de desejo e necessidade de compra imediata. Quantas vezes você já viu alguém usando algum objeto, roupa, calçado e ficou com vontade de ter um exatamente igual? É aí que entra o gatilho da Prova Social. 

Uma forma muito utilizada pelas empresas, principalmente lojas, é informar ao público quais os serviços e produtos mais vendidos e porque eles são tão adorados pelos seus clientes. 

Para isso, publique depoimentos de clientes e imagens de pessoas com seus produtos ou serviços. Essas são estratégias eficientes para atrair mais clientes ao seu negócio.

Conclusão

Usar a psicologia e os gatilhos para a comunicação da sua empresa no dia a dia, quanto no mundo digital, quanto no offline, é fundamental e muito relevante para que o seu negócio possa alavancar.

Pense muito bem, ao desenvolver um texto, desdobre o conteúdo para as redes sociais usando os gatilhos que mais se encaixem na ação proposta. Primeiro você chama a atenção, depois instiga a pessoa a acessar o conteúdo.

O resultado disso tudo é espetacular e é algo que sempre coloco em prática em minhas redes sociais e aqui na Comunidade Sebrae. Isso faz com que o meu conteúdo alcance cada vez mais pessoas e traz uma grande melhora no meu branding pessoal, afinal as pessoas veem que sou referência naquele tema que estou abordando e começam a ter interesse em continuar me acompanhando.

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe um comentário aqui na publicação. Vamos conversar!

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Fernando Castellon Do Amaral
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