Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Ganhei a licitação e, agora? o que eu faço?

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Ganhei a licitação e, agora? o que eu faço?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 09 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá, tudo bem?


Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e parceira da Comunidade Sebrae.


Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.


Vamos falar com você, fornecedor, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, GANHEI A LICITAÇÃO E, AGORA? O QUE EU FAÇO?


Então vamos lá!


Passada a emoção de vencer a licitação, logo vem a dúvida: e agora? o que eu faço?


Primeiro, vale lembrar que todos os passos da licitação estão descritos no edital, então é importante sempre estar atento às informações trazidas por ele.


Mas vamos lá! Após 'ganhar' a licitação, ainda temos um pequeno processo pela frente. Avançamos, inicialmente, para a fase da habilitação, que é a oportunidade em que a administração vai se certificar de que os licitantes estão com a documentação em dia e cumprindo as leis trabalhistas, ou seja, a fase em que será conferida a documentação exigida no edital.


Superadas essas fases, temos ainda a etapa recursal. Nesse momento os demais licitantes podem impugnar suas desclassificações e, caso tenham razão, o antigo ganhador é desclassificado.


Somente depois dessas etapas que chegamos a adjudicação e a tão esperada homologação, ocasião em que serão efetuados os contratos entre a administração e o licitante. É somente nessa etapa que podemos declarar a vitória da licitação.


E após contrato gerado e devidamente assinado é quando começa a execução do mesmo, sendo que nesta etapa, a depender do período contratual é o momento de o licitante ficar atento quanto às regras dispostas no Edital e Contrato.


Por isso é MUITO IMPORTANTE que você licitante tenha consciência de todas as exigências do edital - proposta - contrato, pois este terá validade de até 12 meses (e dependendo de a contratação ser até mesmo prorrogado).


Ao longo do período contratual, você deverá seguir as disposições deste, e correr pro abraço!!!!


Gostou do assunto?

 

Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais. 

 

Te encontro no próximo post.

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 786 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?