A gamificação é um conjunto de práticas que usam elementos e processos de jogos para contextos rotineiros. No caso dos negócios, essa metodologia traz motivação e engajamento aos colaboradores.
É comum que a metodologia seja implantada em empresas para haver a interação entre os colegas de trabalho. Os participantes da gamificação são estimulados com práticas simples, implementadas de maneira assertiva.
Para isso acontecer, é preciso planejamento! Descreva de forma clara, quais são os objetivos para o seu negócio, com o início da gamificação, pense na recompensa que será dada aos colaboradores, a fim de motivá-los.
Assim como qualquer metodologia, é preciso estar atento nos elementos e no processo utilizado para tirar o melhor das práticas e alcançar os resultados desejados que foi colocado no planejamento. Entenda!
- Intensificação das vendas: a gamificação pode ser usada como estímulo, plataforma de aprendizado, ajudando a motivar os vendedores, sendo um auxílio também na hora de bater suas metas.
- Fidelização de clientes: a gamificação entra para fidelizar clientes antigos, sendo possível aumentar a participação do público com a marca.
- Comunicação interna: é necessário alinhar a boa relação entre os colaboradores, fornecedores, parceiros, para ter uma melhor comunicação nas tarefas rotineiras.
- Treinamento corporativo: neste ponto acontece uma maior dinâmica com os colaboradores, sendo possível entender as necessidades e as dificuldades dos colaboradores e ver o que pode ser melhorado.
Deu para entender que unindo esse conjuntos de práticas nessa dinâmica da gamificação, é possível várias aplicabilidades em diversas áreas empresariais.
E você tem dúvidas, deixe nos comentários!