Galileu é um dos maiores precursores da inovação de nossa história. Isso não se dá apenas por seus grandes feitos, mas também através de suas estratégias, publicando seus livros em italiano, ao invés de latim, transmitindo suas descobertas e questionamentos para todos que estivessem abertos ao conhecimento.
Em Galileu e os negadores da ciência, livro de Mario Livio, publicado em 31 de maio de 2021, o astrofísico e autor best-seller, baseia-se em seu próprio conhecimento científico para conjecturar como Galileu chegou às suas conclusões revolucionárias sobre o cosmo e as leis da natureza.
A história de Galileu Galilei é um terrível antecedente do que vivemos hoje, por exemplo no que se refere à crise climática ou ao combate à Covid-19.
A ciência, mais uma vez, é equivocadamente questionada e ignorada.
Quatrocentos anos atrás, Galileu enfrentou o mesmo problema. Suas descobertas, baseadas em observações cuidadosas e experimentos engenhosos, contradiziam o senso comum e os ensinamentos da Igreja Católica à época.
Como retaliação, em um ataque direto à liberdade de pensamentos, seus livros foram proibidos pelas autoridades eclesiásticas.
Um pensador livre, que seguia as evidências, Galileu foi uma das figuras de maior destaque da Revolução Científica. Acreditava que toda pessoa deveria aprender ciência, assim como literatura, e insistia em buscar o maior público possível para suas descobertas!