Com um grande número de redes hoje espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, o franchising é caracterizado pela existência de um contrato no qual a marca detentora (franqueador), utiliza o sistema para Expandir seus negócios com menor risco e com investimento reduzido (quem investe na unidade é o franqueado). Em troca, ela concede aos franqueados o direito de uso de sua marca e a exploração comercial da mesma através de um modelo de negócio já testado, validado e replicado através dos processos.
Para que o franqueador faça a expansão da sua marca, ele pode optar por vários tipos de formatos de franquias, adequando-a ao seu respectivo grau de investimento e a sua expectativa de crescimento. Podemos citar como exemplo os seguintes modelos:
· Franquia Master
Geralmente utilizado em países com uma grande dimensão demográfica ou um alto potencial de crescimento no setor, como o Brasil. Esse modelo permite que o Master Franqueado possa implantar e terceirizar mais unidades em uma determinada região. De uma forma que ele receberá uma parte da taxa de franquia e royalties dos franqueados, mas ao mesmo tempo fica responsável pelo suporte e treinamento dos novos franqueados. Para utilizar esse formato é recomendado que o Master Franqueado seja um dos próprios franqueados da rede, com poder maior de investimento e experiência comprovada.
· Franquia de Desenvolvimento de Área
Essa modalidade permite ao franqueado a exploração de uma determinada região, em que o franqueado pode ter diversas unidades e realmente desenvolver a área. Além de ter as suas próprias unidades, o franqueado também pode dentro desse modelo, vender unidades na região e receber uma parte dos valores dessa venda. Similar a Franquia Master, com a diferença que não recebe os royalties sobre outros franqueados, apenas comissão sobre a venda de outras unidades geralmente por meio da taxa de franquia. Além disso, na maior parte das vezes abre unidades próprias, tornando-se um multi franqueado.
· Micro Franquias
As micro franquias tem feito muito sucesso, principalmente no Brasil, por se tratarem de uma modalidade que exige um investimento inicial baixo (até R$ 105 Mil), tendo atraído diversas pessoas que sonham em abandonar a carteira assinada e assumir risco no seu próprio negócio. Esse modelo pode ser uma boa oportunidade para quem quer expandir a sua marca através do Franchising com uma maior escala, visto que esse modelo por ser mais em conta, atrai um maior número de empreendedores iniciantes com pouco capital para investir.
Quais são as vantagens de investir em um modelo de expansão baseado em Franquias?
Existem diversas opções na hora de expandir um negócio, e muitas vezes por questão de tempo de atuação, geração de caixa insuficiente, margens baixas e falta de competitividade na hora de negociar com os fornecedores, o empreendedor fica refém de financiamentos e empréstimos com juros altíssimos que podem tirar o negócio do jogo. Por isso o modelo Franchising que surgiu nos Estados Unidos a partir da década de 1900 por meio das máquinas SINGER, é uma boa opção para diminuir o risco na alavancagem e endividamento, porém ao mesmo tempo levar o negócio para outro patamar, as vantagens por utilizar as franquias são:
· Baixo Custo e Risco: Tendo em vista que a gestão do negócio fica em mãos do franqueado, as despesas operacionais do negócio ficam por conta do seu trabalho, ou seja, a franqueadora consegue abrir unidades sem aumentar seus custos operacionais, somente utilizando o Know-How adquirido e dando suporte aos novos franqueados.
· Expansão acelerada e com qualidade: Expandir um negócio por conta própria pode levar anos, até mesmo gerações, cuidar de todas as variáveis atreladas a gestão de cada unidade pode ser um pesadelo para o responsável, já por meio dos franqueados, o processo é terceirizado, e terceirizado da forma que a Franqueadora determinar, garantindo a qualidade dos produtos e serviços e uma maior possibilidade de sucesso.
Como me preparar para iniciar um processo de expansão?
Muitos fatores são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empresa. Dentro do universo de franquias, existem fatores chave para o sucesso de uma expansão e que exigem um criterioso Planejamento estratégico visando o longo prazo e visualizando a marca presente em vários Estados, com diversos franqueados nas mais variadas condições.
Dentro dessa análise é necessário entender o mercado para saber se existe demanda para o produto ou serviço, se já é um mercado maduro e o que funciona ou não em cada área específica, tudo isso garante que não sejam cometidos erros graves na hora da expansão, que podem acabar com o projeto de uma hora para outra.
Além desse conhecimento de mercado, são necessários metas e objetivos dentro desse plano de expansão, não podemos medir o que não sabemos, desse modo o empreendedor deve contar com dados da empresa quanto a Lucratividade, Risco, Investimento necessário entre outros, esses dados compilados mostram se existe uma Viabilidade Financeira para o projeto.
Tendo feita essa parte do estudo, também é preciso conhecer a pessoa mais importante nesse processo, o franqueado, pois ele é quem vai estar presente no dia a dia do negócio e sendo assim, precisa estar alinhado com o perfil da empresa, gostar verdadeiramente do negócio. Um franqueado que não é adequado ao perfil pode comprometer todo um ciclo de expansão. Justamente por passar uma imagem da marca que é diferente da proposta, que acaba prejudicando a região e tomando o lugar de outra pessoa que poderia estar crescendo e Desenvolvendo a rede dentro da região, ampliando o conhecimento da marca pelos consumidores e efetivando assim esse processo de expansão. Por isso para se adquirir uma franquia o potencial franqueado (candidato) passa por diversos testes que variam conforme cada rede franqueadora, visando analisar seu perfil com os valores da empresa, até mesmo pela sua segurança, pois ele é quem está investindo o dinheiro, valor este que pode ter sido acumulado durante anos para um projeto de vida de iniciar seu próprio negócio, por isso a extrema importância da seleção.
Observando os tópicos citados, podemos entender que a franquia pode ser uma boa forma de expansão quando se possui uma baixa capacidade de investimento, garantindo além disso um padrão de qualidade avançado em todas as unidades, isso feito com uma Análise de Viabilidade positiva, um modelo de negócios replicável e controlável, uma boa seleção dos franqueados, um treinamento e comunicação efetivos, com integração das unidades e medidores de resultados, que fazem com que a franqueadora controle toda a expansão da melhor forma possível, sem precisar ter que investir todo o capital.
Por fim, para franquear seu modelo de negócio, é necessário que o Franqueador Potencial invista em uma consultoria para formatação do modelo de negócio e da parte jurídica. Além disso, softwares, apps e marketing estratégico podem ser outras necessidades de investimento para deixar o modelo bem ajustado para a expansão. Ou seja, é necessário investir para lucrar. Ter essa capacidade de investimento é muito importante.
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Abraços, Elizete