Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Franquia X Negócio Próprio? E agora, como decidir?

avatar MAYARA SANDRI DE MELLO
Mayara Sandri De Mellofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Franquia X Negócio Próprio? E agora, como decidir?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 25 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para os que desejam empreender e estão em dúvida entre investir em uma franquia ou iniciar um negócio próprio do zero, seguem alguns pontos que valem a pena levar em consideração antes de tomar esta importante decisão!

  • O modelo de negócios de uma franquia já foi testado e validado no mercado e todos os seus processos já estão bem definidos, já em um negócio próprio o empreendedor terá a liberdade de criar seu próprio modelo de negócios (transformar seu propósito em proposta de valor, definir o perfil dos clientes, canais de venda, etc.), porém, precisará fazer sozinho as validações e pesquisas de mercado, buscando informações, errando e acertando até chegar no modelo ideal.
  • Outro ponto de atenção é para a viabilidade econômica, em uma franquia existem projeções de vendas, retorno de investimento entre outros indicadores baseados na realidade de uma unidade, mas atenção para os royalties (remuneração mensal que o franqueado deverá pagar à franqueadora) pois eles acabam impactando no lucro líquido do negócio! Agora, ao iniciar um negócio do zero, estas projeções precisarão ser realizadas pelo empreendedor, sendo necessário levantar todos os dados de investimentos, custos, estimativa de faturamento, etc., para o cálculo dos indicadores. Embora na franquia estas projeções já estejam prontas, há dados que podem ter uma variação, como por exemplo, os custos fixos do negócio: aluguel do ponto comercial onde a empresa será instalada, salários, contador, entre outros. Sendo assim, independente da sua escolha, é recomendado fazer uma análise da viabilidade financeira antes de qualquer investimento!
  • Dentre os pontos positivos de se adquirir uma franquia é que a marca na maioria das vezes, já está posicionada e reconhecida no mercado, reduzindo custos de divulgação. Os fornecedores também já estão negociados, facilitando a compra dos produtos e conseguindo valores e prazos melhores. Pensando nos pontos positivos de abrir seu próprio negócio, destaco a flexibilidade e autonomia em suas escolhas, podendo experimentar novas ideias e novos produtos de acordo com a necessidade de seus clientes. Existe também uma maior chance de expandir seu negócio, quem sabe no futuro seu negócio próprio pode se tornar uma franquia!

Sem dúvidas, cada uma das alternativas tem seus prós e seus contras, então vale a pena analisar os desafios de cada uma. E aí, para seu perfil, qual é a melhor escolha?

Precisa de ajuda? Conte com a orientação do SEBRAE.

https://www.sebraepr.com.br/

0800 570 0800

avatar MAYARA SANDRI DE MELLO
Mayara Sandri De Mello
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3804 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas