O modelo de negócios baseado em franchising já é bastante conhecido. Recentemente, com a escalada do e-commerce, desponta a modalidade de franquia digital como um novo nicho a ser explorado.
Se as franquias físicas já eram um negócio atraente, no segmento digital elas representam uma oportunidade de aumento de ganhos, não só para o franqueado, mas também para empresas que cedem suas marcas.
Na maioria delas, o mecanismo é similar ao das franquias físicas, em que o franqueado paga uma taxa de adesão e recebe uma comissão sobre o volume total de vendas. Ficou interessado e planeja investir? Vá em frente, continue lendo e aprenda tudo o que precisa saber sobre esse instigante segmento!
Um ponto muito importante sobre o franchising digital: trata-se de uma alternativa mais segura para quem busca melhorar seus rendimentos em função do desemprego. Um estudo do Sebrae aponta a falta de preparo dos empresários como uma das causas para a mortalidade de empresas no Brasil.
Essa falta de preparo está ligada diretamente ao empreendedorismo motivado pela falta de trabalho. Sem recursos para investir em formação, os empreendedores brasileiros acabam abrindo negócios contando apenas com a sorte. Assim, torna-se mais difícil a caminhada e manter a motivação exige enorme esforço
É necessário considerar que, sem preparo ou formação, fica mais difícil garantir a continuidade de uma empresa. Sabemos que existem casos de empreendedores que, com muita garra e determinação, chegaram longe mesmo sem muita escolaridade. No entanto, é certo que, em algum momento, eles tiveram que investir em conhecimento. Não há como fugir dessa imposição.
Até mesmo o célebre Silvio Santos, com toda sua simplicidade e carisma, teve que investir em estudos, formando-se em Contabilidade. Portanto, por mais bem-sucedida que uma empresa seja, não há caminho que não passe pelo aperfeiçoamento.
Nesse aspecto, o sistema de franquia digital representa uma segurança a mais. Você terá a chance de começar seu negócio com todo um suporte em informações. Não será você e seu esforço apenas, mas toda uma rede de negócios já estabelecida que o guiará ao longo da jornada.
Há ainda uma vantagem valiosa nesse modelo: abrir uma franquia online é substancialmente mais barato do que uma que dependa de lojas físicas. Trata-se de um investimento inicial acessível a quase todos, alguns com valores baixíssimos. E acredite, é verdade e está a seu alcance.
Antes de decidir pelo investimento em franchising online, você precisa estar familiarizado com a internet ou com aplicativos em smartphones. Normalmente, o processo de abertura de negócios virtuais na forma de franquias segue um roteiro parecido, com uma ou outra variação:
Cumpridas essas etapas, caberá a você, empreendedor, divulgar sua loja virtual para atrair quantos clientes puder atender. Para ter sucesso nessa tarefa, é muito importante conhecer estratégias de marketing digital e de conteúdo que ajudem na divulgação do seu negócio.
Também é importante estar preparado para atender às pessoas que fizerem contato ou mostrarem interesse por suas mercadorias. O atendimento é fundamental, já que, quando é bem realizado, estimula o cliente a comprar mais. Por outro lado, cliente mal atendido não volta e ainda conta para todos em suas redes sociais o quanto se sentiu desprezado.
Caso você nunca tenha trabalhado com vendas, tenha em mente que sua loja foi aberta para ajudar outras pessoas a encontrar soluções. Mantenha uma postura pró-ativa e tenha muita paciência, afinal de contas, boa parte das pessoas fará contato justamente para saber mais sobre seu negócio.
A essa altura, você deve estar interessado em empresas que disponibilizam suas marcas para abertura de franquias digitais. E é sobre isso que vamos falar agora:
Além da revenda por catálogo e do franchising físico, a rede de lojas de cosméticos Natura também permite a adesão à modalidade Consultora Natura Digital. Para fazer parte da equipe, você deverá acessar o site e escolher essa opção, clicando no botão de cadastro. Além de acesso a internet, conforme a própria empresa explica, você precisará:
Batizada de Magazine Você, a rede de franquias online da marca de Dona Luiza foi um dos destaques do ano de 2018 pela excelente performance comercial.
É uma excelente alternativa de começar um negócio pela Internet, sendo que o funcionamento é muito fácil de entender. O interessado realiza o cadastro para revender Magazine Luiza e depois já pode começar a vender os produtos da empresa pela internet.
Não é preciso investir para começar e qualquer pessoa pode realizar o seu registro. Isso mesmo, o serviço é grátis é pode-se comercializar eletroportáteis, smartphones, computadores e diferentes mercadorias.
O que mais agrada os empreendedores no Magazine Você é a simplicidade facilidade de abrir o espaço de vendas online. Depois de inserir algumas informações, já é possível começar as vendas.
Deu para perceber que as possibilidades são muito boas, considerando o baixo investimento necessário, não é mesmo? O modelo de franquia digital está disponível em diversas empresas de reconhecida credibilidade. Procure saber dos requisitos e comece agora a sua nova história de sucesso!