Em um mundo onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a agricultura no campo depende de um conjunto de variáveis complexas, começaram a surgir como opção alternativa as chamadas ''Fazendas Urbanas''.
Em um primeiro olhar, parece soar estranho, todavia é bem provável que será normal para nós daqui alguns anos, ou décadas, estarmos consumindo algo derivados das fazendas urbanas.
Segundo o Artigo de Lima et al (2019) no site ''Revista Campos e Negócios'', as fazendas urbanas tratam de um conceito que: ''descreve um modelo de negócio que envolve o cultivo intenso e protegido de hortaliças, frutíferas, e em alguns casos até a piscicultura em área urbana. [...].''
No Brasil, temos várias. Sabiam? Muitas delas inclusive em grandes centros urbanos.
No artigo de Rodrigues (2022) na revista Forbes, o mesmo relata: ''Desde então, as fazendas urbanas tornaram-se muito mais do que hortas. Tornaram-se espaços de lazer, relaxamento, educação ambiental e vivência de terapias curativas em um ambiente natural dentro das cidades''.
Ou seja, não são só espaços de compra e venda, e, sim de um leque de empreendedorismo singular.
No Brasil, temos o exemplo do Grupo Be Green, nascido em 2017 aqui no Brasil, no qual, contam com 8 unidades de Fazendas Urbanas. Mediante ao modelo ''Offshore'', a Be-Green expandiu seu leque de mercado e barganha, aliando-se com grandes multinacionais, como Ifood e Mercedes Benz. Todavia, faltou algo para melhorar o leque de opções de expansão de Be Green, no qual, poderia se dar mediante a franquias. Isso seria benéfico tanto para os lucros da organização, quanto para os franqueados e sua consolidação como a primeira franquia de fazendas urbanas do Brasil, ou talvez, do mundo.
Mesmo assim, nada impede as pessoas, assim como você caro leitor, de pensar neste novo mercado promissor, de aplicar esse modelo de expansão sustentável e de impacto social positivo.
É de se refletir os novos rumos que o mercado de consumo tem se orientado, desde a questão da sustentabilidade, até a questão do custo versus benefício entre os stakeholders envolvidos neste tipo de nicho mercadológico, repleto de possibilidades e de inovação.
FONTE: https://razoesparaacreditar.com/primeira-fazenda-urbana-espaco-verde-sp/
REFERÊNCIAS:
https://begreen.com.br/sobre-a-begreen/
https://revistacampoenegocios.com.br/fazendas-urbanas-novo-negocio-surge-nas-cidades/