Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Franquia de Fazendas Urbanas - Uma nova ideia

avatar GUILHERME MARQUES FERRI
Guilherme Marques Ferrifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Franquia de Fazendas Urbanas - Uma nova ideia
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 19 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

OS AGRICULTORES URBANOS


Em um mundo onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a agricultura no campo depende de um conjunto de variáveis complexas, começaram a surgir como opção alternativa as chamadas ''Fazendas Urbanas''. 


Em um primeiro olhar, parece soar estranho, todavia é bem provável que será normal para nós daqui alguns anos, ou décadas, estarmos consumindo algo derivados das fazendas urbanas. 


E o que seriam fazendas Urbanas? 


Segundo o Artigo de Lima et al (2019) no site ''Revista Campos e Negócios'', as fazendas urbanas tratam de um conceito que: ''descreve um modelo de negócio que envolve o cultivo intenso e protegido de hortaliças, frutíferas, e em alguns casos até a piscicultura em área urbana. [...].''


No Brasil, temos várias. Sabiam? Muitas delas inclusive em grandes centros urbanos. 


No artigo de Rodrigues (2022) na revista Forbes, o mesmo relata: ''Desde então, as fazendas urbanas tornaram-se muito mais do que hortas. Tornaram-se espaços de lazer, relaxamento, educação ambiental e vivência de terapias curativas em um ambiente natural dentro das cidades''. 

Ou seja, não são só espaços de compra e venda, e, sim de um leque de empreendedorismo singular. 


No Brasil, temos o exemplo do Grupo Be Green, nascido em 2017 aqui no Brasil, no qual, contam com 8 unidades de Fazendas Urbanas. Mediante ao modelo ''Offshore'', a Be-Green expandiu seu leque de mercado e barganha, aliando-se com grandes multinacionais, como Ifood e Mercedes Benz. Todavia, faltou algo para melhorar o leque de opções de expansão de Be Green, no qual, poderia se dar mediante a franquias. Isso seria benéfico tanto para os lucros da organização, quanto para os franqueados e sua consolidação como a primeira franquia de fazendas urbanas do Brasil, ou talvez, do mundo. 


Mesmo assim, nada impede as pessoas, assim como você caro leitor, de pensar neste novo mercado promissor, de aplicar esse modelo de expansão sustentável e de impacto social positivo. 


É de se refletir os novos rumos que o mercado de consumo tem se orientado, desde a questão da sustentabilidade, até a questão do custo versus benefício entre os stakeholders envolvidos neste tipo de nicho mercadológico, repleto de possibilidades e de inovação.




FONTEhttps://razoesparaacreditar.com/primeira-fazenda-urbana-espaco-verde-sp/



REFERÊNCIAS: 


https://begreen.com.br/sobre-a-begreen/

https://revistacampoenegocios.com.br/fazendas-urbanas-novo-negocio-surge-nas-cidades/

https://forbes.com.br/forbes-collab/2022/03/haroldo-rodrigues-conceito-de-fazenda-urbana-ganha-forca-no-brasil/

avatar GUILHERME MARQUES FERRI
Guilherme Marques Ferri
Graduado em Administração Pública pela FGV EBAPE como bolsista, na condição de egresso da instituição, procuro integrar-me com pesssoas que pensam fora da caixa e acho muito salutar isso tudo. Sou intraempreendedor - visto que estou seguindo para carreira pública no âmbito federal -, todavia, tenho como hobbie a área de inovação, economia circular e outros.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1318 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios