Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Fornecedores e Parceiros no Franchising

avatar ALESANDRA REGINA DE ALMEIDA
Alesandra Regina De Almeidafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Fornecedores e Parceiros no Franchising
Criado em 17 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para que uma rede de franquias seja bem sucedida, é essencial que haja uma cadeia estruturada de fornecedores e parceiros homologados visando atender a necessidade dos franqueados e seus clientes locais.

Para isso, a franqueadora precisa desenvolver relacionamentos que envolvam atendimento com excelência, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e cumprimento de prazos.

Geralmente, a distinção entre fornecedor e parceiro geralmente não é bem compreendida, mas cada um tem a sua função para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Um fornecedor é frequentemente selecionado por meio do processo de análise de sua oferta que abrange preço, prazo de pagamento e entrega, fornecendo assim os bens ou serviços conforme o padrão estabelecido no pedido ou contrato. Quando as transações terminam, o relacionamento comercial geralmente também é finalizado.

Um parceiro, por outro lado, é uma relação comercial sob medida com base na confiança mútua, o que geralmente prevalece no sistema franchising. Nesse relacionamento, o nível de comprometimento é maior sendo compartilhado o risco e a recompensa, gerando uma vantagem competitiva para ambos. Os parceiros frequentemente participam de processos de marketing, fornecem mobiliário para montagem da unidade franqueada, comunicação visual e posteriormente prestam serviços e comercializam os produtos homologados pela franqueadora. Parcerias devem ser duradouras e geram o famoso ganha ganha. Honestidade e integridade são fatores chave de sucesso para o alcance de resultados para a rede.

Obviamente, nem todos os relacionamentos entre empresas se enquadram nessas duas categorias específicas, fornecedores e parceiros. Contudo, no franchising os termos utilizados são fornecedores ou parceiros. E na prática, o que predomina são os parceiros homologados

A chave para o sucesso de uma rede de franquias está na capacidade de selecionar o parceiro de negócios certo para cada necessidade comercial. Seja na implantação da unidade franqueada ou no fornecimento contínuo de produtos e serviços.

É importante considerar que nem todos os fornecedores são bons parceiros de negócios, portanto, é necessária uma consideração cuidadosa para garantir que o relacionamento possa ser gerenciado a longo prazo. Por isso, homologar parceiros deve ser papel da franqueadora e não do franqueado. Isso porque a franqueadora atua no âmbito estratégico e tático enquanto o franqueado atua no operacional.  

Um parceiro de negócios que atua com comprometimento e transparência deve ter como objetivo o apoio para que a franqueadora desenvolva as seguintes ações estratégicas e seja cada vez mais competitiva:

1-   Alcance uma posição de liderança em relação aos seus concorrentes.

2-   Reduza o tempo de lançamento no mercado.

3-   Ganhe eficiência na operação

4-   Obtenha reduções de custos mutuamente benéficas.

5-   Encontre maneiras de reduzir o preço ao cliente final.

6-     Aumente a participação no mercado e conquiste vantagem competitiva.

 

 

 

avatar ALESANDRA REGINA DE ALMEIDA
Alesandra Regina De Almeida
Graduada em Administrao de Empresas e Especialista em Controladoria e Finanas pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Consultora do SEBRAE/PR, Gestora da Linha Estratgica Educao Empreendedora e do Comrcio Varejista da Regional Norte.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3850 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?