Para que uma rede de franquias seja bem sucedida, é essencial que haja uma cadeia estruturada de fornecedores e parceiros homologados visando atender a necessidade dos franqueados e seus clientes locais.
Para isso, a franqueadora precisa desenvolver relacionamentos que envolvam atendimento com excelência, qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e cumprimento de prazos.
Geralmente, a distinção entre fornecedor e parceiro geralmente não é bem compreendida, mas cada um tem a sua função para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Um fornecedor é frequentemente selecionado por meio do processo de análise de sua oferta que abrange preço, prazo de pagamento e entrega, fornecendo assim os bens ou serviços conforme o padrão estabelecido no pedido ou contrato. Quando as transações terminam, o relacionamento comercial geralmente também é finalizado.
Um parceiro, por outro lado, é uma relação comercial sob medida com base na confiança mútua, o que geralmente prevalece no sistema franchising. Nesse relacionamento, o nível de comprometimento é maior sendo compartilhado o risco e a recompensa, gerando uma vantagem competitiva para ambos. Os parceiros frequentemente participam de processos de marketing, fornecem mobiliário para montagem da unidade franqueada, comunicação visual e posteriormente prestam serviços e comercializam os produtos homologados pela franqueadora. Parcerias devem ser duradouras e geram o famoso ganha ganha. Honestidade e integridade são fatores chave de sucesso para o alcance de resultados para a rede.
Obviamente, nem todos os relacionamentos entre empresas se enquadram nessas duas categorias específicas, fornecedores e parceiros. Contudo, no franchising os termos utilizados são fornecedores ou parceiros. E na prática, o que predomina são os parceiros homologados
A chave para o sucesso de uma rede de franquias está na capacidade de selecionar o parceiro de negócios certo para cada necessidade comercial. Seja na implantação da unidade franqueada ou no fornecimento contínuo de produtos e serviços.
É importante considerar que nem todos os fornecedores são bons parceiros de negócios, portanto, é necessária uma consideração cuidadosa para garantir que o relacionamento possa ser gerenciado a longo prazo. Por isso, homologar parceiros deve ser papel da franqueadora e não do franqueado. Isso porque a franqueadora atua no âmbito estratégico e tático enquanto o franqueado atua no operacional.
Um parceiro de negócios que atua com comprometimento e transparência deve ter como objetivo o apoio para que a franqueadora desenvolva as seguintes ações estratégicas e seja cada vez mais competitiva:
1- Alcance uma posição de liderança em relação aos seus concorrentes.
2- Reduza o tempo de lançamento no mercado.
3- Ganhe eficiência na operação
4- Obtenha reduções de custos mutuamente benéficas.
5- Encontre maneiras de reduzir o preço ao cliente final.
6- Aumente a participação no mercado e conquiste vantagem competitiva.