Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Formação superior em turismo e a COVID-19

avatar MATEUS JOSE ALVES PINTO
Mateus Jose Alves Pintofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Formação superior em turismo e a COVID-19
Criado em 16 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O mercado de trabalho em turismo sofreu perdas inestimáveis em 2020. A Organização Mundial do Turismo (2020a; 2020b), por exemplo, estimou uma queda de 56% no número de chegada de turistas mundialmente, o que acarretará em uma perda econômica entre 910 bilhões e 1.2 trilhões de dólares na receita turística internacional. Infelizmente, entre 100 e 120 milhões de empregos do turismo estão em risco!

Isso nos faz refletir sobre o papel da formação superior em turismo a partir de agora, principalmente porque os cursos superiores de turismo possuem uma relação muito próxima com o mercado turístico. A pandemia também afetou os próprios cursos, que precisaram se adaptar e migrar para o ensino online. 

Contudo, a nossa inquietação é mais profunda... eu e o Grupo de Pesquisa TEEM UFPR nos perguntamos como os cursos de turismo podem auxiliar a recuperação do mercado turístico na retomada pós-COVID-19? Acreditamos que agora é o momento das instituições de ensino se aproximarem do mercado de trabalho (mais do que faziam antes) para que o turismo se recupere de forma organizada e sustentável! 

Por isso, venho convidar as pessoas que atuam no mercado, sejam elas turismólogas ou não, para responderem a nossa pesquisa. Queremos descobrir quais competências VOCÊS consideram essenciais para o profissional do turismo, levando em consideração o impacto da COVID-19!

Participem da nossa pesquisa clicando neste link!

OBS: o questionário é rapidinho (5 a 7 minutos) e caso você responda esta pesquisa pelo celular, sugerimos que faça na posição horizontal (paisagem).

A sua resposta é muito importante para nós! E quando nós tivermos os resultados, retorno aqui para contar a vocês como a parceria universidade/mercado pode se fortalecer! 

Grande abraço,


Ahh, antes que eu me esqueça, meu nome é Mateus José, sou mestrando em turismo pela UFPR e membro do Grupo de Pesquisa TEEM UFPR. Além disso, atuei no mercado em Curitiba (agência e operadora) por vários anos. Por isso, entendo a necessidade da parceria entre a academia e o mercado! 


Créditos da imagem: Getty Images/Reprodução


Referências: 

OMT. UNWTO World Tourism Barometer May 2020: special focus on the impact of COVID-19 (Summary). Madri: UNWTO, 2020a. Relatório. Disponível em: <https://bit.ly/2DvFHIL>. 

OMT. UNWTO Global Tourism Dashboard. Madri: UNWTO, 2020b. Relatório. Disponível em: <https://bit.ly/3fNczti>.

avatar MATEUS JOSE ALVES PINTO
Mateus Jose Alves Pinto
Ol! Sou mestrando em turismo pela Universidade Federal do Paran e pesquisador no Grupo de Pesquisa 'Turismo, Educao, Emprego e Mercado' (TEEM UFPR). Alm disso, atuei por alguns anos como agente e operador de viagens na minha cidade - Curitiba!favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1310 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?