Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Formação do preço de venda para comércio e serviço.

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabendfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Formação do preço de venda para comércio e serviço.
Criado em 22 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um dos maiores medos dos recém-chegados ao mundo do empreendedorismo é a definição de preço para seus produtos ou serviços. Sabe por quê? Porque, hoje em dia, é muito difícil determinar um valor justo para os trabalhos prestados, mantendo uma margem de lucro que seja saudável e capaz de manter o capital de giro.

Apostar em uma precificação bem estruturada é super importante para criar uma estratégia de vendas que seja efetiva. Afinal, não é novidade para ninguém que o mercado é um lugar competitivo para a grande maioria das empresas, e que basta apenas um preço errado, por exemplo, para que a saúde financeira de um negócio dessa ladeira abaixo.

Mas, para garantir que o processo de precificação de seu produto ou serviço seja leve e o mais tranquilo possível, você precisa ficar atento a alguns detalhes. Conheça todos eles:

Dica 1: você precisa entender o conceito de preço.

Este tópico pode parecer estranho e um tanto quanto óbvio, porém ele é extremamente útil, porque vira e mexe as pessoas acabam confundindo o conceito de preço e valor.

Ou seja, preço, nada mais é do que a quantidade de dinheiro necessária para que o consumidor possa adquirir seus produtos ou serviços, e ele está totalmente relacionado à lei de oferta e demanda.

Enquanto isso, o valor está ligado à parte sentimental do negócio, porque faz jus à sensação de satisfação que um cliente sente com uma determinada compra e ao orgulho que o empreendedor sente diante de sua criação algo que não deve ser levado em conta no processo de precificação.

Dica 2: você precisa se manter competitivo.

Se manter competitivo diante de um mercado onde há cada vez mais empreendedores, é essencial para que um negócio ganhe força. E sabe o que você precisa fazer para garantir que seu processo de precificação seja coerente?

  • Entender os fatores que envolvem o custo e as demandas de seu produto ou serviço;

  • Conhecer seus concorrentes;

  • Saber quais são seus custos e despesas;

  • Reconhecer quais taxa de impostos recaem sobre seu produto ou serviço;

  • Saber quanto seu público-alvo pagaria por um produto ou serviço semelhante ao seu. 

Dica 3: você precisa saber aonde você quer chegar.

Depois de calcular as despesas e os gastos de seu projeto, você também precisa projetar sua margem de lucro pretendida. Com isso definido, fica mais fácil para você bater o martelo sobre o preço de seu produto ou serviço e, também, para entender quando você precisa alterar o preço daquilo que é comercializado.

Dica 4: você precisa analisar o mercado.

Quando o preço base de seu produto ou serviço for definido, não pense que sua missão acabou. O processo de precificação é algo constante, e isso acontece, principalmente, por conta da sazonalidade. Na Black Friday, por exemplo, você terá que dar algum tipo de desconto para seu público, para que eles não acabem comprando na concorrência.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a inflação. Se o preço de sua matéria-prima e mão de obra aumentarem, provavelmente, você terá que fazer algumas mudanças em seu negócio.

Então, procure sempre acompanhar o que acontece pelo mundo afora, para garantir que o preço de seu negócio ou serviço possa manter a saúde financeira de seu projeto. 

Gostou da publicação? Então, conta pra gente o que achou aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse conteúdo.

Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!

 

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabend
Administrador, Gestor de projeto e Consultor do Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7372 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?