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Foque na experiência do usuário para obter SUCESSO

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Foque na experiência do usuário para obter SUCESSO
Criado em 07 OUT. 2020
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O mês de Outubro será focado em Inovação aqui no Sebrae! Você não pode ficar de fora!! Neste link você pode se inscrever e ficar por dentro de tudo!

A experiência do usuário nunca esteve tão em alta como agora, pois as empresas estão cada vez mais conscientes de que precisam focar seus esforços em seus clientes e não em um produto ou serviço. Assista ao vídeo 

Podemos notar essa mudança de comportamento com a vinda de startups e empresas que pelo simples fato de colocarem seus clientes em primeiro lugar, revolucionaram a forma de comunicação e trabalho, como o Nubank e a Uber que pensaram na usabilidade dos seus clientes e revolucionaram seus mercados.

De acordo com um artigo desenvolvido pela Copenhagen Institute for Future Studies, os esforços em inovação dentro de uma empresa passam por 3 campos: Tecnologia (buscando novidades tecnológicas que possam ser implementadas), Inovações price-driven (foco na redução de custos para oferecer preços mais baixos possíveis para os clientes) e as Inovações user-driven (extrair conhecimento especial sobre os consumidores, de forma a adicionar valor ao produto ou serviço).
 

Por que colocar o usuário no centro do seu negócio

O mercado está cada vez mais competitivo e encontrar formas de se destacar entre seus concorrentes pode ser uma grande dificuldade. Estamos passando por um momento de grande humanização e todo esse movimento vem refletindo na forma de consumo das pessoas. Colocar o consumidor como o foco principal do seu negócio fará com que ele se sinta à vontade em adquirir seu produto ou serviço e o fideliza.

Mas o que seria colocar o usuário no centro do seu negócio?
Veja, sempre falamos e discutimos em conhecer seu público-alvo, mas analisar somente a utilização e a relação que ele tem com seu produto e serviço não é suficiente. É necessário se inserir na pele do consumidor, entender o que influencia a sua vida e suas decisões. É preciso saber algo a respeito da vida deles, quais atividades diárias eles desempenham, sonhos, comportamentos e pensar em todos esses aspectos no momento de criação do seu produto ou serviço.

O Nubank é um grande exemplo de empresa que coloca seu cliente na parte central dos processos. Primeiro, tudo é feito de forma digital, sem necessidade do usuário se deslocar. Em segundo oferece serviço sem cobrança de anuidade e por último seu canal de atendimento é formado por uma equipa qualificada e com tempo rápido de resposta. A proposta do Nubank mexeu com todo o mercado bancário, muitos grandes tiveram que se reinventar para oferecer a mesma experiência proposta por eles aos seus já clientes.

 

Análise de dados lhe ajudará a oferecer uma melhor experiência

Entender seu consumidor, saber o que ele quer e conseguir interpretar seus desejos estabelecem, entre ele e sua empresa, uma relação de fidelidade e confiança. Por isso a utilização de dados, de quem utiliza o seu produto ou serviço, é um excelente recurso a ser utilizado no seu negócio como forma de oferecer experiências mais interessantes e baseadas nos interesses dos seus usuários. 

Captar dados também das fontes de nutrição de interesse dos seus consumidores é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Como dissemos, saber os costumes, sonhos e comportamentos do seu público ajudará na elaboração de estratégias de campanha mais assertivas.
 

Tecnologia do usuário para pequenas e médias empresas

Automatizar algumas atividades do dia a dia da sua empresa ajuda na redução de erros e aumenta a produtividade. Isso facilita a vida de quem é responsável pelas tarefas e também a do seu cliente, que quer facilidade e agilidade no atendimento. Algumas alternativas são:

  • Pagamento facilitado: impossível não ter uma máquina de cartão na sua empresa hoje em dia, mas mais do que isso, a forma de pagamento online. Muitas ferramentas estão disponíveis no mercado hoje oferecendo formas de pagamento totalmente virtual, como o PicPay, PayPal, PagSeguro. As próprias operadoras de cartões desenvolveram formas não presenciais de pagamentos, como gerando QR code.
     

  • Vendas online: facilitar o acesso do público aos seus produtos ou serviços. Aqui não necessariamente você precisa desenvolver um e-commerce, muitas plataformas facilitam esse processo como OLX, Mercado Livre e grandes Marketplaces como Magazine Luiza e Lojas Americanas. 
     

  • Atendimento rápido: eficiência no atendimento é um item obrigatório para ter sucesso em vendas. Algumas ferramentas auxiliam numa resposta mais ágil para o seu cliente, como a automação do WhatsApp (na versão Business).
     

  • Contas digitais: facilidade nas suas transações financeiras, sem necessidade de perder tempo em filas de bancos, reduzindo burocracias e focando no que realmente importa dentro do seu negócio.

Para ficar mais claro, acompanhe minha linha de raciocínio no vídeo 

Inovação também é para você! Quer participar de evento de Inovação do Sebrae no mês de outubro? Clique aqui.

Faça parte da nossa Comunidade Empreendedores Inovadores, conteúdos frescos para te ajudar nesta jornada.

Um abraço, 
Lucas Ferreira.

 

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