Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

[CURSO] Flow - Conversas Difíceis

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 18 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em todos os nossos relacionamentos existem momentos em que aquela chamada conversa difícil se faz necessária. E nas relações de trabalho não é diferente.
Então, como você se sente ao perceber que precisa fazer uma conversa como essa?

Esse tipo de conversa é temido por muitos líderes. Procrastinar o diálogo ou achar que é possível deixar pra lá, podem parecer opções confortáveis de início, mas a longo prazo, provavelmente, vão prejudicar a equipe e, por consequência, os resultados.

O primeiro desafio é desconstruir a ideia de que uma conversa difícil será, necessariamente, uma conversa ruim. Nas conversas em que temos divergência de opiniões e pontos de vista são as que trazem as melhores soluções para os problemas. É necessário perceber que onde existe conversas difíceis, existe evolução!

É preciso ter a sensibilidade para entender que todas as conversas afetam o nosso dia e que envolvem as emoções e crenças de todas as partes envolvidas. Por isso, é preciso ter cuidado e empatia. Não se preocupe em arranhar a sua boa imagem junto a sua equipe ao expor um problema com sinceridade, com o tempo todos irão compreender que essas conversas fazem parte do caminho para alcançar os objetivos em comum.

Mas aí aparece a dúvida: devo agir com franqueza ou gentileza?

Eis o nosso segundo desafio: encontrar um equilíbrio entre os dois. Aqui entra uma habilidade importantíssima para um líder, o diálogo!
Desenvolver e aprimorar essa habilidade é fundamental, afinal só assim é possível influenciar pessoas e engajar seu time em torno de um objetivo, e conseguir, de fato, gerar transformação.

Listamos aqui três dicas básicas que podem te ajudar a se preparar e encontrar esse equilíbrio:

1. tenha clareza do objetivo da conversa: que problema você quer resolver?
2. tenha em mente que não existe um ganhador na conversa: é uma construção conjunta na busca de uma solução.
3. prepare os pontos que deseja falar, mas se prepare também para ouvir genuinamente o que o outro tem a dizer.

Desenvolver a habilidade de dialogar e ter sucesso nas conversas difíceis, requer tempo e dedicação. Para se aprofundar nesse tema, conheça o Flow Conversas Difíceis. Um curso online e gratuito, desenvolvido pelo Polo de Liderança Sebrae, com dicas prática e reflexões importantes para que você entenda como aproveitar esses momentos de forma produtiva. 

Como tem sido as conversas por aí? 

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereira
Gestão dos canais digital do Polo de Liderança Sebrae: Site Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Gestão de Pessoas e Liderançafavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4642 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
Como bater as metas?
14 nov. 2022Como bater as metas?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?