Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Ferramentas que podem ajudar o seu negócio

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisarifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Ferramentas que podem ajudar o seu negócio
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você tem uma ideia de negócio e não sabe por onde começar, o Business Model Canvas ou Modelo canvas, é ferramenta que vai ajudar o seu negócio a sair do papel.

O Business Model Canvas é um dos modelos de negócios que as empresas mais utilizam. Com ele, é possível construir o seu modelo de negócios de forma visual e simples

Além disso, a ferramenta pode ser usada como uma estratégia que facilita o planejamento empresarial, tornando-o mais prático e menos cansativo. Nesta estratégia, dos gestores de todos os departamentos da organização.

E para criar o seu Modelo Canvas você pode utilizar plataformas como a SlideModel que oferece diversas opções de business model canva template. Com certeza uma delas é a ideal para você.


Como surgiu o Business Model Canvas

O Business Model Canvas ou Modelo Canvas foi desenvolvido por Alexander Osterwalder, autor de Business Model Generation, lançado em 2008, e é considerado referência em modelo de negócios em todo o mundo.

Além disso, Osterwalder utilizou o PowerPoint para desenvolver um gráfico que permite uma melhor visualização estratégica do negócio. Mas, ao longo do tempo, o gráfico foi sendo aperfeiçoado, integrando conceitos de design thinking até se tornar o Canvas, conhecido atualmente. Isto é, o gráfico é constituído por nove blocos nos quais você insere o maior número de informações possível. 

O Canvas é uma estratégia utilizada para tirar o seu negócio do papel e também permite analisar, organizar, observar e estruturar os elementos do seu negócio.

Assim, é possível descobrir quando seu funcionamento não vai bem.

A importância do Business Model Canvas para os negócios

O Business Model Canvas é uma estratégia que pode ser usada para criação de negócios ou na gestão dos processos internos de um negócio.

Assim, os nove quadrantes do modelo devem ser preenchidos para que o empreendedor consiga entender a estrutura do negócio e como geri-lo de maneira eficaz.

Diante disso, o Business Model Canvas envolve quatro áreas básicas de uma empresa:

  • Infraestrutura;
  • Financeira;
  • Ofertas;
  • Clientes.

Diante disso, descubra qual é a importância de um método Canvas para o seu negócio.

Importância do método Canvas para o seu negócio

Ao pensar em montar um negócio, o empreendedor se perde em meio a tantas informações sobre o que deve fazer. Mas o Business Model Canvas oferece uma visão estratégica do negócio, o que facilita o processo, além disso, o modelo pode ser ajustado sempre que necessário.

Assim, sua importância para o negócio se deve à sua facilidade de criação e consulta por qualquer pessoa. Desta forma, é possível comprar o método canvas a um mapa que orienta sobre o caminho a ser trilhado para alcançar os objetivos da organização. Ou seja, o método é uma estratégia que contribui para o sucesso do negócio.

Além de ser importante para os negócios, o Business Model Canvas oferece vantagens para os empreendedores e seus negócios. 


Vantagens de usar o Business Model Canvas

O Modelo canvas é um mapa visual, uma ferramenta de visualização que resume os principais pontos de seu planejamento. Mas seus principais benefícios são:

  • Tornar o processo estratégico mais fácil e rápido;
  • Oferecer organização e objetividade para o negócio;
  • Estimula a criatividade e torna a comunicação mais simples.

Existem muitas outras vantagens de utilizar o modelo Canvas em seus negócios, mas para usá-lo de fato, você deve seguir algumas etapas. Na verdade são nove etapas correspondentes aos nove quadrantes que compõem o modelo Canvas.


Etapas do Modelo Canvas

Desde que Osterwalder criou o Business Model Canvas, ele passou por melhorias até chegar ao modelo conhecido atualmente. Isto é, o gráfico é constituído por nove blocos nos quais você insere o maior número de informações possível. 

Conheça abaixo os 9 pontos que compõem o Modelo Canvas.

  1. Segmento de clientes;
  2. Proposta de Valor;
  3. Canais;
  4. Relacionamento com clientes;
  5. Fontes de receita;
  6. Recursos principais;
  7. Atividades-chave;
  8. Parcerias principais;
  9. Estrutura de custo.


Como criar o seu Business Model Canvas

Neste artigo, você já descobriu o que é o Business Model Canva, qual é a importância e as vantagens dessa estratégia para o seu negócio. Portanto, agora é a hora de criar o seu próprio Canvas. 

Sendo assim, a maneira mais fácil é recorrer a templates disponíveis em plataformas como o SlideModel. Desta forma, plataformas como SlideModel oferecem diversas opções de business model canva templates.

Assim, basta acessar, escolher o template que mais te agrada e em seguida, fazer o download. Depois que terminar o download, basta abrir o arquivo e começar a inserir as suas informações.

Conclusão

O Business Model Canvas é uma estratégia segura e organizada para tirar seu negócio do papel e ajudá-lo na gestão da empresa. Através do Modelo Canvas você tem uma visão estratégica do seu negócio e pode consultá-lo ou ajustá-lo sempre que necessário.

Para criar o seu próprio Canvas, basta pesquisar por business model canva templates. Em seguida, é só baixar e inserir as suas informações. Desta forma, você terá seu Canvas de maneira rápida e prática.

Você já utiliza o Model Canvas? Qual a sua experiência?

avatar LUCAS WIDMAR PELISARI
Lucas Widmar Pelisari
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7453 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado