Atualmente, estamos muito acostumados a conviver com ferramentas digitais no nosso cotidiano, como o aplicativo do banco e a troca de mensagens pelo WhatsApp, seja para fins pessoais ou profissionais.
Além disso, depois da pandemia de Covid-19, as videoconferências vieram para ficar no mundo corporativo, seguidos de diversos outros recursos que facilitam a organização de demandas e a comunicação interna nas empresas.
No entanto, o processo de digitalização dos negócios pode ser algo mais complicado, pois exige um cuidado ao aliar a imagem e a missão da empresa aos recursos digitais. A boa notícia é que existem algumas estratégias para facilitar a implementação da transformação digital na sua empresa.
A seguir, você vai descobrir como encontrar uma ferramenta no mercado que atenda a sua necessidade, como se preparar e planejar uma implantação e quais são os prós e o que podem acontecer durante a migração para o digital.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS EMPRESAS: CASES DE SUCESSO
Através da transformação digital, a Amazon se transformou em uma livraria que entregava livros por correio para uma organização pioneira global, dona de um faturamento anual de U$72 bilhões. O sucesso da empresa se deve ao uso de diversas inovações tecnológicas para ganhar vantagens competitivas e superar suas concorrentes no desempenho de seus serviços.
A Nubank também é uma prova de que a digitalização de empresas é extremamente rentável e positiva. A empresa de tecnologia financeira, mais conhecida como FinTech, nasceu para revolucionar o setor bancário, reduzindo a burocracia envolvendo agências bancárias.
Embora a Nubank já tenha começado digitalizada e, portanto, tenha dispensado uma transição para o digital, a FinTech está provocando esse movimento nos demais bancos, que correm para aderir ao novo modelo.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: VANTAGENS
No Brasil, cerca de 80% das empresas brasileiras já investem na digitalização de inúmeros processos relacionados à operação e gestão, segundo a Varitus Brasil. No entanto, esse processo vai muito além de atender pelo WhatsApp ou divulgar sua empresa nas redes sociais.
De maneira simples, a transformação digital está relacionada ao uso de tecnologias para facilitar os processos dentro das empresas, como internet das coisas (IoT), conectividade, análise de Big Data, inteligência artificial ou cloud computing.
A transformação digital nas empresas também pode ajudar na substituição de procedimentos físicos, como papéis, carimbos, assinaturas convencionais e trâmites demorados e sujeitos a erros. A ideia é utilizar a tecnologia para promover soluções digitais, rápidas, limpas, precisas e econômicas.
As principais vantagens da transformação digital para as empresas são:
COMO IMPLEMENTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
Os primeiros passos para implementar a transformação digital na sua empresa são:
Primeiramente, é preciso identificar, em cada departamento, os processos mais críticos, ou seja, que tomam mais tempo, mobilizam mais colaboradores para fazê-los e que estão mais sujeitos a erros, portanto, exigem maior acompanhamento.
Nesse sentido, é importante entender que a transformação digital deve começar pelo setor mais crítico, embora seja um processo global, que deve atingir todos os setores da empresa. Por isso, é importante definir prioridades e fazer um cronograma de investimento e implementação, para não gerar colapsos no fluxo de trabalho.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: POSSÍVEIS PROBLEMAS