A tecnologia está mudando a forma como todos os setores fazem negócios, ajudando a criar eficiências, economizar dinheiro e fornecer melhores produtos e serviços ao consumidor. As empresas de varejo também estão adotando a tecnologia a seu favor.
Velocidade, agilidade e eficiência são esperadas das empresas de varejo. Para isso, os varejistas devem investir em um sistema eletrônico de controle de estoque, um banco de dados central, um sistema de ponto de venda e um sistema automatizado de previsão estatística.
Essas tecnologias não reduzem simplesmente sua sobrecarga e melhoram seu planejamento. Elas se tornaram ferramentas essenciais que podem fornecer a você uma vantagem competitiva para prosperar e crescer no mercado. Para que sua empresa continue crescendo, confira a lista de tecnologias que podem fazer a diferença no dia a dia do comércio:
Sistema Ponto de Venda
Pense no seu sistema PDV como o carro-chefe para o seu negócio. Todos os seus dados ( número de vendas, clientes, funcionários) passam por esse sistema para ajudá-lo a gerenciar e expandir seus negócios. Idealmente, você deseja um PDV com foco no varejo que possa ser uma força motriz para você. Alguns recursos que você deve procurar são:
Gerenciamento de estoque
Há softwares que permitem ao usuário realizar todo o ciclo de vida do gerenciamento de estoque, desde a compra até o ponto de venda. Ele ajuda na impressão de etiquetas de envio e listas de seleção e coleta de pedidos, e também permite a visualização das métricas de cumprimento de tarefas. O software de gerenciamento de estoque permite a automatização dos processos de remessa, atendimento de pedidos com um sistema de código de barras, inventário da lista de espera e reenvio. Conta Azul e Easystore são bons programas de gerenciamento de estoque.
Sistema de pagamentos
As formas de pagamentos são uma parte importante da gestão de uma empresa, especialmente em uma loja de varejo. Os melhores sistemas de pagamento se integram ao seu ponto de venda para que você possa administrar suas operações do dia a dia com eficiência. Você precisa de um sistema de pagamentos que:
Gestão de funcionários
Se você tem vários funcionários, precisa de um serviço que o ajude a controlar seus horários e cartões de ponto. Procure um serviço que também permite rastrear vendas de funcionários individuais e criar relatórios personalizados. Isso ajuda a identificar quem são seus melhores funcionários e quem pode precisar de um pouco mais de orientação. Também ajuda a projetar as necessidades de pessoal e ver se faz sentido adicionar mais funcionários. Pontomais e HR1000 são bons exemplos.
Folha de pagamento
O ideal é que o serviço de folha de pagamento funcione com o software de gerenciamento de funcionários para transferir as horas dos funcionários sem problemas. Ter esta ferramenta de gestão pode evitar muitas dores de cabeça a longo prazo. Para escolher o melhor software de folha de pagamento para sua empresa, procure um serviço que:
ADP e Cascade são boas soluções para folha de pagamento.
Inteligência artificial
A tecnologia de inteligência artificial (IA) tem muitas aplicações no varejo. Quando usada da maneira certa, a IA pode ajudá-lo a prever tendências, tomar decisões mais inteligentes e estabelecer conexões mais fortes com seus clientes. Existem várias plataformas analíticas avançadas no mercado que usam IA para revelar tendências e insights.
Por exemplo, o Google Analytics possui um recurso chamado Analytics Intelligence. Ele analisa os dados do seu site e exibe automaticamente insights sobre mudanças ou oportunidades. A ferramenta pode notificá-lo se uma página específica está superando o desempenho de suas outras páginas da web para que você possa otimizar o resto do seu site. O Analytics Intelligence também usa aprendizado de máquina para modelagem de conversão do usuário, para que você possa visualizar a probabilidade de conversão, criar metas inteligentes etc.
Como você alavancará as tendências de tecnologia no varejo?
Há muitas tendências de tecnologia de varejo que podem transformar seu negócio. Para descobrir com eficácia em quais se concentrar, examine suas operações e iniciativas. Conheça seus clientes e suas necessidades. Pense no que está atrasando seus negócios ou quais são suas deficiências. A avaliação do seu negócio oferecerá insights sobre quais etapas seguir em frente.