Estudos recentes da psicologia positiva comprovam que felicidade é mais do que emoção ou sentimento, felicidade é ciência. Pessoas felizes alcançam com mais facilidade o sucesso, aliás estas pesquisas demonstram que a felicidade quando vindo primeiro o sucesso vem depois e fica mais saboroso, ou seja, é mais bem aproveitado.
Sonja Lyubomirski uma das principais pesquisadoras sobre o tema, conclui que quando as pessoas estão felizes elas alcançam seus objetivos com mais facilidade. Já se sabe que a felicidade libera hormônios que aumentam nossa capacidade cognitiva. Assim as pessoas que possuem o estado de Felicidade perdurando por mais tempo conseguem encarar a vida de maneira diferente e os obstáculos/desafios são vistos sob outra perspectiva o que ajuda muito na busca e encontro de soluções em temas diversos.
Escolas de vanguarda já perceberam isso e estão colocando a disciplina de felicidade em sua programação com alunos.
Agora vamos pensar em nossas organizações!
O líder precisa estar buscando resultados eficazes em sua equipe e recebe um novo desafio, precisa ter tempo para se preocupar com sua própria felicidade e também com a felicidade de sua equipe. O que acha disso?
Parece fazer muito sentido quando há comprovações que pessoas felizes são mais produtivas, criativas e assim garantem melhores resultados e soluções eficazes para as organizações.
Você é uma pessoa Feliz?
Falar de Felicidade neste momento de tantas tristezas, de pandemia, de isolamento e crises parece um tanto paradoxal.
Gandhi ousava dizer ... que não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.
Vou te fazer uma provocação! Pare por alguns minutos, feche os olhos e lembre de um momento na sua vida em que estava completamente feliz. Vá mais a fundo e perceba as sensações que teve. Quais as cores que lembra? Havia sorrisos? Luzes, palavras e/ou aromas?
Fazer nosso cérebro lembrar momentos felizes já é uma contribuição importante para ressignificar nosso momento presente. Fazer projetos futuros que visem nosso sucesso também ajuda nosso cérebro a experimentar felicidade.
A ideia não é tapar o sol com a peneira e fingir que tudo está pronto e resolvido ou se tornar insensível ao que se passa, mas sim buscar perceber a realidade sob outra perspectiva, experimentando um olhar dotado com estado de felicidade.
A boa notícia é que como Felicidade é uma ciência podemos adquirir este estado e fazê-lo estar presente em nossa vida mais constantemente. Nosso cérebro pode ser treinado para isso.
Já parou para pensar nos benefícios da verdadeira felicidade em sua vida?