Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

FEIRA LIVRE está com tudo!

avatar MARIA ISABEL ROSA GUIMARAES
Maria Isabel Rosa Guimaraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
FEIRA LIVRE está com tudo!
Criado em 29 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Essa semana comemoramos o dia do Feirante, dia 25 de agosto, há algumas semanas o Sebrae lançou no Brasil um protocolo para as Feiras Livres.

Fui visitar uma das feiras em Curitiba e fiquei feliz com as adaptações e melhorias que os feirantes fizeram. É possível e continua encantador passear na feira, tomar café, comer pastel e comprar produtos de qualidade. Com cuidado e respeito pelo próximo e pelo comerciante a feira livre ainda é um lugar agradável e acolhedor para visitar e comprar.

https://globoplay.globo.com/v/8812062/

O Sebrae preparou também para os feirantes de todo o Brasil,  um conjunto de Protocolos que trazem orientações devido ao Covid 19.

Confira as principais orientações do Protocolo

Orientações sugeridas:

  • Alterne os dias de realização da feira e faça um revezamento dos feirantes no local, para evitar uma concentração muito grande de público e funcionários.
  • Antes da montagem das barracas e bancas, higienize todos os balcões, balanças e demais utensílios com desinfetante tipo álcool 70% e papel descartável. A desinfecção também pode ser realizada com uma solução de água sanitária. Se possível durante o funcionamento da feira faça novamente.
  • Evite o anúncio verbal de produtos disponíveis para comercialização. Isso reduz o risco de contaminação dos produtos por gotículas de saliva.
  • É proibido o corte e a exposição de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo, assim como a degustação dos produtos aos clientes.
  • Recomenda-se efetuar as cobranças e a manipulação de dinheiro separado, que não seja pela mesma pessoa que faz o manuseio dos produtos vendidos.
  • Revista a maquininha do cartão com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso.
  • Demarque no chão as posições da fila para pagamento, estabelecendo o mínimo de 1m entre as pessoas.
  • Coloque um frasco com álcool em gel no caixa para clientes.

Dicas para os visitantes das Feiras:

  • Lave as mãos e use o álcool gel antes de pegar nos alimentos ou produtos que vai comprar;
  • Use a máscara adequadamente;
  • Só toque no alimento que for levar ou colocar na embalagem, a escolha deve ser com os olhos;
  • Antes de entrar em casa, não esqueça de limpar e higienizar as rodas e o carrinho de feira;
  • Lave as frutas, legumes e verduras em água corrente e solução de água sanitária (para cada 1 litro de água use 1 colher de sopa de água sanitária em torno de 10 ml), ou produto similar para higienização de frutas e hortaliças, obedecendo as orientações do fabricante.

Vá a feira livre, prestigie seu bairro e sua comunidade. Compre de locais que oferecem segurança para seus clientes e funcionários.

avatar MARIA ISABEL ROSA GUIMARAES
Maria Isabel Rosa Guimaraes
Pós graduada em Empreendedorismo. Trabalha no Sebrae na área de Agronegócios há 15 anos. Participou de várias missões técnicas para conhecer experiências no Agronegócios em países como Holanda, Alemanha, Itália, Franca, Argentina, Colômbia, Chicago, NZ e Austrália.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1663 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?