Essa semana comemoramos o dia do Feirante, dia 25 de agosto, há algumas semanas o Sebrae lançou no Brasil um protocolo para as Feiras Livres.
Fui visitar uma das feiras em Curitiba e fiquei feliz com as adaptações e melhorias que os feirantes fizeram. É possível e continua encantador passear na feira, tomar café, comer pastel e comprar produtos de qualidade. Com cuidado e respeito pelo próximo e pelo comerciante a feira livre ainda é um lugar agradável e acolhedor para visitar e comprar.
https://globoplay.globo.com/v/8812062/
O Sebrae preparou também para os feirantes de todo o Brasil, um conjunto de Protocolos que trazem orientações devido ao Covid 19.
Confira as principais orientações do Protocolo
Orientações sugeridas:
- Alterne os dias de realização da feira e faça um revezamento dos feirantes no local, para evitar uma concentração muito grande de público e funcionários.
- Antes da montagem das barracas e bancas, higienize todos os balcões, balanças e demais utensílios com desinfetante tipo álcool 70% e papel descartável. A desinfecção também pode ser realizada com uma solução de água sanitária. Se possível durante o funcionamento da feira faça novamente.
- Evite o anúncio verbal de produtos disponíveis para comercialização. Isso reduz o risco de contaminação dos produtos por gotículas de saliva.
- É proibido o corte e a exposição de produtos como frutas, hortaliças ou outros alimentos prontos para consumo, assim como a degustação dos produtos aos clientes.
- Recomenda-se efetuar as cobranças e a manipulação de dinheiro separado, que não seja pela mesma pessoa que faz o manuseio dos produtos vendidos.
- Revista a maquininha do cartão com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso.
- Demarque no chão as posições da fila para pagamento, estabelecendo o mínimo de 1m entre as pessoas.
- Coloque um frasco com álcool em gel no caixa para clientes.
Dicas para os visitantes das Feiras:
- Lave as mãos e use o álcool gel antes de pegar nos alimentos ou produtos que vai comprar;
- Use a máscara adequadamente;
- Só toque no alimento que for levar ou colocar na embalagem, a escolha deve ser com os olhos;
- Antes de entrar em casa, não esqueça de limpar e higienizar as rodas e o carrinho de feira;
- Lave as frutas, legumes e verduras em água corrente e solução de água sanitária (para cada 1 litro de água use 1 colher de sopa de água sanitária em torno de 10 ml), ou produto similar para higienização de frutas e hortaliças, obedecendo as orientações do fabricante.
Vá a feira livre, prestigie seu bairro e sua comunidade. Compre de locais que oferecem segurança para seus clientes e funcionários.