Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Pilares da Gestão Eficiente

avatar CELSO RICARDO BREVE
Celso Ricardo Brevefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Pilares da Gestão Eficiente
Criado em 14 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você pedir para o Chat GPT exemplos de projetos de sucesso ele irá informar, dentre outros, o SpaceX, o Tesla e o Google Maps.


E o que estes projetos têm em comum?


Todos eles possuem um forte controle do prazo e orçamento, foco na qualidade de entrega e uma gestão muito forte dos riscos, obtendo uma otimização dos recursos utilizados no projeto, culminando com a maior satisfação dos interessados, principalmente dos patrocinadores do projeto.


 E como obter estes resultados?


Segundo o Project Management Institute (PMI), que compartilha as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo, existem dez áreas de conhecimento para o gerenciamento: escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições, parte interessadas e tudo isto através da integração do projeto.


Dependendo do porte e objetivo, cada área de conhecimento pode ser mais detalhada, menos detalhada ou até mesmo não utilizada, mas pelo menos quatro delas sempre estarão presentes.


                                                                            

                                                                                    Fig. 1 - Triângulo do Projeto


Escopo


Escopo é muitas vezes confundido com o objetivo do projeto, mas o objetivo é o benefício que se quer obter depois do projeto concluído. Já o escopo contempla todo o trabalho necessário para atingir o objetivo final.


Cronograma


Todo o trabalho necessário será executado em um período de tempo e cada tempo de trabalho será encadeado formando o cronograma do projeto. A gestão do cronograma tem por objetivo garantir o término pontual, o cumprimento dos prazos de cada etapa e do projeto.


Custo


Todo trabalho necessário para execução também tem um custo associado. Nele está incluído tanto o trabalho dispendido diretamente no projeto como seu gerenciamento. A gestão de custo tem por objetivo garantir a finalização dentro do orçamento aprovado.


Qualidade


Incorpora a política de qualidade da organização e compõe as especificações de todas as ações e entregas para atender as expectativas das partes interessadas. As definições de qualidade se baseiam nas ações e entregas do escopo para serem consideradas aprovadas.


Escopo, custo e prazo estão sempre interligados. Se você reduzir o custo, diminuindo a equipe, aumentará o prazo ou precisará reduzir o escopo. Se for reduzir o prazo, ou precisará diminuir o escopo ou precisará aumentar a equipe e consequentemente o custo. E se for aumentar o escopo, ou aumentará o custo ou aumentará o prazo. A qualidade fica no centro, pois qualquer alteração para qualquer lado afeta a qualidade de alguma forma.


Além das áreas de conhecimento preconizadas pelo PMI, é bom considerar ter a equipe qualificada, processos adequados para as necessidades da empresa e do tipo de projeto, as ferramentas a serem utilizadas e o ambiente agradável e adequado aos desafios a serem enfrentados.


                                                                              

                                                                                     Fig. 2 - Pilares da Gestão Eficiente


Estes 3 pilares estão relacionados e a alteração em um deles também afetará o resultado do projeto como um todo. Se temos equipe qualificada com processos bem desenhados, mas não temos ferramentas adequadas, temos muito trabalho manual. Se temos equipe qualificada e ferramenta adequada, mas o processo não está bem desenhado, então podemos estar fazendo rapidamente a coisa errada e trazendo prejuízo para a companhia. E, se temos processos e ferramentas alinhadas, mas a equipe não é bem treinada, não estaremos utilizando corretamente os processos e ferramentas. Em qualquer um destes cenários desequilibrados teremos menos eficiência, aumento de custo e aumento de risco para a operação da empresa como um todo.


Se você tem alguma dúvida sobre Gestão de Projetos, fique à vontade para entrar em contato, comente abaixo. 

avatar CELSO RICARDO BREVE
Celso Ricardo Breve
Meu objetivo é transformar a Tecnologia da Informação em diferencial estratégico nas empresas. Meu currículo conta com muitas histórias de sucesso em Gestão de Projetos, Processos e TI. Ficaria feliz em poder apoiar sua empresa. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1325 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios