Você ai no seu negócio conhece a diferença entre receita e faturamento?
Após essa pergunta, você deve estar achando que é algo simples, porém, em minhas consultorias e visitas as empresas, eu acabo fazendo essa mesma pergunta para os empresários e a maioria deles não sabem responder!
Quando o assunto é gestão financeira, é muito fácil confundir termos como receita e faturamento. Afinal, há uma gama enorme de palavras que podem, inclusive, ter significados diferentes em contextos diferentes.
O faturamento está intimamente conectado à emissão de notas fiscais, recibos ou notas de débito. No Brasil, pelo menos, uma venda precisa de um destes três documentos para que seja contabilizada.
Neste sentido, o faturamento é a soma de todos os valores brutos destes documentos emitidos dentro do período desejado.
O faturamento é um indicador importante, pois demonstra não só o crescimento como a capacidade de geração de receita da empresa. Apesar de não ser todo o dinheiro que entra no caixa, que é usado como referência para saber se a empresa está crescendo e quanto. Lembrando que esse referente ao faturamento é o valor contabilizado de maneira total, bruta, sem o abatimento de impostos ou quaisquer de desconto.
Tenho certeza que este é o termo mais confuso dessa parte toda. A Receita ora é confundida com faturamento, ora com lucro, ora com entrada de caixa. Sabe porquê? Pois existem vários tipos de receitas, isso mesmo.
Receita bruta equivale ao Faturamento. Quando falamos em receita bruta, estamos falando em todas as vendas da empresa antes de qualquer desconto ou retenção de impostos. É simples assim.
E temos também a receita liquida, a receita mais liquida é a diminuição de todos os impostos que foram atribuídos para alcançar essa somatória. E nesse ponto é importante ressaltar que receita liquida não é a mesma coisa que lucro.
Esse pequeno artigo faz sentido para você? Curta e envie para pessoas que o conteúdo possa contribuir de alguma forma!