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Fatores que interferem no desempenho do seu negócio

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Fatores que interferem no desempenho do seu negócio
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Criado em 17 FEV. 2023
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Embora a maioria das pessoas acredite que para alcançar o sucesso profissional basta ter boas ideias e um CNPJ, essa meta depende de muitos outros fatores, entre eles, o conhecimento de mercado. 

Porém, mesmo com todos os atributos necessários, fazer uma empresa crescer é um processo que, em todos os casos, leva tempo e exige dedicação, calma e paciência. 

A seguir, você vai entender um pouco mais sobre as melhores estratégias para o crescimento de uma empresa, assim como a maneira como as ações de um empresário podem afetar o dia a dia e o desempenho de uma empresa


Dicas que todo empresário de sucesso deve ter em mente


Jamais pense pequeno: acreditar que sistemas de gestão são apenas para grandes empresas é uma crença limitante para a expansão do seu negócio, pois pode te impedir de usar técnicas de gestão testadas e aprovadas por empresas do mundo inteiro, como o método ISO 9001, por exemplo; 


Liderança é essencial: a figura de um líder comprometido com os resultados e a missão da empresa é essencial para motivar o restante da equipe, que precisa de um exemplo a ser seguido. É o líder quem define as metas e garante a provisão dos recursos necessários para a operação; 


Resultado é o que importa: a liderança também é essencial para obter bons resultados, pois é o CEO quem define o melhor caminho para a empresa e a equipe como um todo garantir os resultados que almeja; 


Melhorar sempre: cada vez mais, o relacionamento com o cliente torna-se essencial para fazer com que sua empresa fidelize consumidores e se destaque em relação à concorrência. Por isso, o empresário precisa ter mecanismos para entender a satisfazer as necessidades do cliente através do aprimoramento constante de seus produtos e serviços; 


Monitore seus indicadores: o que não pode ser mensurado, não pode ser melhorado. Nesse sentido, é preciso prestar atenção aos indicadores corretos e tomar decisões baseadas em fatos reais, deixando a gestão da empresa muito mais eficiente; 


Busque ajuda: para alavancar o crescimento do seu pequeno negócio, uma boa ideia é contar com uma consultoria, que é a forma mais rápida de adquirir conhecimento empresarial e aplicar os conceitos de gestão moderna na realidade da sua empresa, cortando um longo caminho de tentativa e erro; Adote o ISO 9001: o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 é como a caixa de ferramentas do administrador, pois é uma ferramenta que, caso colocada em prática, traz tudo que o gestor precisa para garantir a satisfação de seus clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas. 


Dicas para o crescimento da sua empresa 


Conheça o seu diferencial: seja atendimento, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior ou outro fator de exclusividade, se diferenciar da concorrência é o primeiro passo para expandir seus negócios; 


Conheça seu público: compreender os hábitos, as demandas e os problemas de consumo de seus clientes é essencial para fidelizá-los e aumentar suas vendas, pois assim, é possível desenvolver maneiras de suprir as necessidades deles; 


Saiba onde você quer chegar: estipule metas para a sua empresa, colocar elas no papel e traçar um caminho para atingir os seus objetivos torna a jornada mais fácil e o sucesso cada vez mais perto. Seguir em qualquer direção desenfreadamente, pode te levar a lugar nenhum, por isso é importante traçar um plano até seu objetivo principal;


Não tenha medo da concorrência: para se diferenciar no mercado, busque agregar valor ao seu negócio, descobrir os pontos fracos da concorrência e construir sua vantagem competitiva a partir das fragilidades dos demais negócios da área; 


Invista em alianças comerciais: parceiros como investidor, fabricante, fornecedor, divulgador ou alguém que venda os seus produtos e serviços em troca de comissão, por exemplo, são ótimas estratégias para aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços;


Valorize seus funcionários: investir em campanhas de bonificação e premiação pelo bom desempenho, por exemplo, ajudam a mostrar o reconhecimento publicamente, para motivar a equipe a trabalhar em prol dos objetivos da empresa; 


Equilibre suas finanças: para evitar dívidas e ter sempre mais receita disponível, faça um fluxo de caixa e o utilize como base para todas as tomadas de decisão. Outra questão importante é controlar o capital de giro da empresa, pois ele é fundamental para a saúde financeira do seu negócio; 


Utilize a tecnologia ao seu favor: a tecnologia é essencial para otimizar e escalar os processos das empresas, melhorando seus resultados e aprimorando produtos e serviços de acordo com as necessidades, demandas e preferências dos clientes. 

Além de investir nas estratégias citadas, é importante pensar na divulgação da sua empresa através do Marketing Digital, pois milhões de pessoas procuram o que precisam na Internet. É a rede que possibilita alcançar clientes em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, eliminando a limitação de venda do seu produto ou serviço apenas na região onde sua empresa está localizada.

Acima de tudo, é importante entender que o desempenho e a motivação da equipe dependem de uma liderança determinada, capaz de utilizar as estratégias de relacionamento com o público para o fortalecimento da identidade da marca e a melhoria do desempenho nas vendas. Esse e outros artigos relevantes para a sua empresa, você encontra na comunidade de Novos Negócios, para não perder nenhum, inscreva-se em nossa comunidade. 



Um abraço,

Patricia Santini / @paty_santini

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Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
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