Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

FAMPE - Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Fariasfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
FAMPE - Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas
Criado em 25 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que é?

O FAMPE é um Fundo de Aval, constituído pelo Sebrae, para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios junto às instituições financeiras conveniadas.  

Assim, o Sebrae entraria como uma avalista por meio do FAMPE para ajudar os pequenos negócios a acessar empréstimos e financiamentos.

A quem se destina?

  • Pequenos negócios formalizados urbanos (Microempreendedores Individuais - MEI, Microempresas - ME, Empresas de Pequeno Porte - EPP) 

  • Pequenas agroindústrias formalizadas conforme parâmetros da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Como funciona?

O empreendedor deve consultar o gerente pessoa jurídica da instituição financeira na qual possui relacionamento bancário e se informar sobre as linhas de crédito adequadas às suas necessidades, bem como se a instituição é conveniada com o Sebrae para operacionalizar o FAMPE. Ainda deve consultar sobre a possibilidade de incluir o FAMPE como aval complementar, no caso das garantias reais e pessoais não serem suficientes para atender aos requisitos da instituição financeira.

A instituição financeira pode exigir a elaboração de um plano de negócios ou uma proposta de crédito para dar andamento na análise de crédito.

A instituição financeira analisará a proposta de crédito e informará se será necessário ou não o uso do FAMPE. Sendo necessário, informará os valores e o incluirá na cédula de crédito, podendo, conforme negociação, ser um item financiável.

Importante!

  • Cabe à instituição financeira conveniada realizar todo o processo de análise de crédito para a concessão de financiamento; 

  • O FAMPE não substitui totalmente a necessidade de garantias da própria empresa, nem pode ser utilizado quando o cliente já possui todas as garantias exigidas para o acesso a um financiamento. Desta forma, o banco conveniado ao Sebrae somente pode exigir garantias para a parcela do financiamento não coberta; 

  • O FAMPE não é um seguro de crédito, portanto é necessário estar sempre em dia com a dívida contraída junto à instituição financeira. Caso ocorra atrasos de pagamento do financiamento e consequente inadimplência contratual, o agente financeiro tomará todas as providências para a recuperação do crédito, inclusive por via judicial, se assim julgar necessário, ficando sujeita às providências cabíveis.

Condições e limites:

O FAMPE pode garantir de forma complementar até 80% de um financiamento junto a uma instituição financeira conveniada, dependendo do porte empresarial e da modalidade de financiamento, cujas faixas de garantia (aval) variam de R$ 10 mil a R$ 700 mil, de acordo com a tabela abaixo:

Clique aqui para saber quais são as instituições financeiras parceiras.

Não esqueça de tornar-se membro do grupo de crédito!

avatar FELIPE PIETRO FARIAS
Felipe Pietro Farias
Analista e Administrador, atuo na rea de Servios Financeiros na Unidade de Ambiente e Negcios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na rea de Administrao de Vendas e Planejamento Estratgico.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4505 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?