Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

Fábrica de fertilizantes da Petrobras no Paraná deve gerar 5 mil empregos e estimular pesquisa e inovação

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Fábrica de fertilizantes da Petrobras no Paraná deve gerar 5 mil empregos e estimular pesquisa e inovação
Criado em 15 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 

Fábrica de fertilizantes da Petrobras no Paraná deve gerar 5 mil empregos e estimular pesquisa e inovação


A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR), em Araucária, tem previsão de gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos, conforme estimativa do Sindiquímica-PR. A reativação recebeu aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é aguardada para o primeiro semestre deste ano, dependendo da aprovação do conselho da Petrobrás. A expectativa é de um investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. 


A medida visa reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes importados, beneficiando a economia e a competitividade agrícola nacional.

Além do aspecto econômico, a reativação da FAFEN-PR pode estimular o desenvolvimento de pesquisa e inovação na região. Parlamentares e lideranças estão articulando a instalação de um campus do IFPR próximo à fábrica, impulsionando um polo de pesquisa tecnológica e de sustentabilidade. A presença da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) e outras indústrias na região contribui para esse potencial de desenvolvimento.


A reativação da FAFEN-PR não apenas resgataria empregos perdidos durante a paralisação da fábrica em 2020, mas também poderia contribuir para a sustentabilidade. Futuros planos incluem a produção de fertilizantes a partir de plástico reciclado, incentivando a cadeia de reciclagem e promovendo práticas mais sustentáveis na indústria de fertilizantes.


Por que é relevante:


A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná trará benefícios significativos para os micro e pequenos negócios do estado. Com a geração estimada de 5 mil empregos diretos e indiretos, haverá um aumento no poder de compra da população, impulsionando o comércio local. 


Além disso, a retomada das operações da fábrica pode aquecer a economia regional, gerando demanda por produtos e serviços de pequenas empresas, desde fornecedores de matéria-prima até empresas de transporte e logística. A possível redução nos preços dos alimentos, devido à produção nacional de fertilizantes, também beneficiará os consumidores finais, estimulando o consumo e favorecendo os micro e pequenos empreendimentos do Paraná


Direcionamentos para o seu negócio:

  1. Diante da reabertura da FAFEN-PR, os donos de pequenos negócios podem adotar medidas para aproveitar essa oportunidade. Uma delas é buscar parcerias com fornecedores locais para atender à demanda da fábrica, o que pode garantir um fluxo constante de clientes;
  2. Empresas inovadoras do setor industrial devem ficar atentas aos investimentos realizados para oferta de soluções que atendam as necessidades da FAFEN;
  3. Empresas de comércio e serviços devem se atentar a oportunidade de elevação da demanda, especialmente pelo potencial aumento do poder de consumo da população.





Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.


Até a próxima!

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1659 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
29 mar. 2023Como o ERP pode ajudar no setor de alimentos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?