Direcionamos nossos esforços em realizar ações pontuais para atrair novos clientes, mas neste momento em que o mundo passa por uma transformação, implementar ações significativas de longo prazo e que impacte o seu cliente, pode fazer a diferença em seu negócio.
Cada vez mais as pessoas buscam consumir de empresas que possuem um olhar e uma preocupação para ações solidárias. Experiências com este olhar, focadas em fazer o bem e ajudar outras pessoas, atraem ainda mais clientes.
Não estou dizendo que você deve parar de realizar promoções e ações em datas especiais, mas sim que deve desenhar sua estratégia para aproveitar essa tendência.
O que é uma Experiência Significativa?
Nathan Shedroff, um dos pioneiros no design de experiência, descreve como: aquela que vai além do que uma pessoa precisa.
Ou seja, o cliente vai em busca do seu produto ou serviço, mas encontra um propósito similar a marca, uma causas em comum e que fortalecem ainda mais essa conexão do cliente com o seu negócio.
- Para empresas que já estão consolidadas, o primeiro passo é analisar o seu mercado de atuação, e encontrar ações e causas em que pode se engajar. Faça essa escolha e comunique, aproveite essa oportunidade de fazer parte de um movimento solidário maior e atrair clientes com um propósito similar.
- Negócios que ainda estão em fase de planejamento, que ainda não saíram do papel, tem a oportunidade de analisar melhor o seu público alvo, identificar que ações ou causas solidárias o público que pretende atender participa e tem interesse, entendendo aquelas frentes que tem mais similaridade com o seu negócio para atuar.
Existem diversas opções de causas solidárias em que a sua empresa pode se tornar uma apoiadora, mas procure aquelas que mais fazem sentido com o seu propósito, escolher ações apenas para atrair clientes pode soar como algo forçado e não natural, causando o efeito inverso.
Se você tenta agradar a todos, você pode até não ser odiado, mas não vai ser amado por ninguém.
Cristina Junqueira, cofundadora e vice-presidente de Branding e Business Development do Nubank
Case Pedigree
Pensando no momento de pandemia, a empresa de alimento para animais Pedigree adaptou sua campanha de adoção. Agora é possível você conhecer e adotar um novo companheiro pet sem sair da sua casa. Eles utilizam a plataforma zoom, que te conecta com diversos cães do abrigo e você ainda pode fazer perguntas e outros comentários para conhecer melhor o pet. Desta forma você pode conhecer melhor cada cachorrinho e adotá-lo.
Ou seja, uma empresa que vende alimentos para animais, atua fortemente em uma causa de adoção de pets, e durante a pandemia se adaptou para não deixar a ação parar. Além de apoiar uma causa social, atrai clientes que também acreditam nessa causa e que podem ver ainda mais valor na marca por ela realizar esse gesto.
Como aplicar isso no meu negócio?
- Organize junto com seus clientes e parceiros ações coletivas beneficentes, que possam ajudar a população mais vulnerável. Transforme sua marca em uma embaixadora do bem!
- Após listas as instituições que têm mais aderência com o seu tipo de negócio, ofereça vouchers de desconto para clientes que fizerem doação para elas.
- Ajude a divulgar ações sociais da sua região, faça parceria com órgãos responsáveis por esse movimento.
E o seu negócio, já realiza ações em parceria com essas instituições? Se ainda não faz, quais são seus planos para começar?
Um abraço e até a próxima
Franciele Dulla