Caros Agentes Locais de Inovação, Consultores Sêniors do Programa ALI e Empreendedores.
Finalizar o ciclo de mais uma turma de 40 Agentes Locais de Inovação em 2019, com a produção de um livro com os melhores casos de sucesso do período entre 2016 e 2019, foi para consagrar a aplicação da metodologia do Programa ALI no Estado do Paraná. A capa é um mosaico em homenagem à todos os ALIs, lembrando de cada um.
Desde 2008, o Programa vem atendendo empresas de todos os segmentos e implementando uma gestão muito diferenciada nos pequenas negócios, o que consolida a gestão da inovação em todos as empresas atendidas.
Nos últimos anos, o Programa ALI do Paraná tem se diferenciado dos outros estados, pois além de cumprir com todas as etapas previstas, apresentamos ao final de cada ciclo de 2 anos, um livro produzido com as melhores histórias de sucesso resultadas do trabalho desempenhado pelos agentes nessas empresas. Na produção de cada livro, buscamos diferenciais que pudessem apresentar o melhor daquela turma de agentes, alinhado ao perfil das empresas e setor que estávamos contando as histórias. Em todos eles, aplicamos a metodologia de roteirização de histórias do cinema Storytelling e adaptamos para o meio empresarial. O resultado está nos três livros já publicados nos posts anteriores desta comunidade e qualquer leitor, pode acessar e conhecer todas essas histórias.
O ALI e suas melhores histórias que transformam as pequenas empresas pela inovação - Livro 2014
+ Que Inovação e Bons Resultados Histórias para Aprender - Edição 2016
Impacto do Programa ALI RST (Rede de Serviços Tecnológicos) - Desafios e Aprendizagem! Livro 2016
OBJETIVO E DIFERENCIAL DOS ESTUDOS DE CASOS DO ALI
Porém, neste livro buscamos algo ainda mais inovador para o momento, aproveitamos a roteirização dos textos explorando o Storytelling, mas com aplicação da metodologia de estudos de casos do Sebrae para contar as histórias de sucesso de algumas empresas que representam os setores atendidos pelo Programa neste período. E o resultado final foi realmente muito bacana, inovador, histórias surpreendentes, textos inteligentes e uma participação ainda mais intensa de cada ALI na construção do livro.
Para isso, foi necessário fazer um acompanhamento de detalhes em todo o percurso do atendimento de cada empresa, para então, no final apresentar as etapas como ocorreram dentro de um passo a passo de exigências da metodologia de estudo de casos, com: abertura, dilema, contextualização, solução do dilema, fechamento do dilema e do caso, resultados e previsões de futuro, assim como questões para discussão.
Um estudo de caso informa quando relata os fatos, mas, também, propõe ao leitor estudo, discussão e uma grande aprendizagem crítica de cada modelo de gestão, considerando aspectos da cultura organizacional de cada empresa. Por isso, estudar e aprender foi o grande objetivo com este livro e inspirar cada leitor para a grande necessidade de levar a inovação à qualquer ambiente: institucional ou privado, para ser útil à toda sociedade.
Todo este trabalho da construção do livro, não teria sido possível sem a colaboração intensa de todos os Agentes, aos quais, agradeço imensamente, pois aprendi muito com cada um. Mas, também vamos encontrar ao final de cada estudo de caso, o nome do ALI co autor do caso, e excelentes dicas deixadas por eles para que muitos outros agentes possam se inspirar e seguir este caminho da inovação.
BOA DICA AO LEITOR:
- Leia os estudos de casos.
- Se inspire com cada solução e desafio vencido, com cada detalhe que levou o sucesso da empresa relatada.
- Aproveite o conhecimento técnico de cada negócio, como foi realizado, o resultado que alcançou, etc.
- Copie algo bom e multiplique em outros negócios ou soluções que deseja.
MENSAGEM AOS EMPREENDEDORES
Vivemos um momento de imensa transformação de mercado, de produtos, de serviços e do comportamento da sociedade e com isso, devemos e precisamos novamente, reaprender a inovar ainda mais. Aquele modelo de aplicar a gestão da inovação é de extrema importância reavivá-lo agora, pois as empresas devem aproveitar as inúmeras oportunidades de mercado que surgem justamente neste momento, porque o ponto essencial para inovar continua sendo, novas necessidades = oportunidade para inovar.
E devemos também, lembrar que a hora, não é só para levar o negócio à crescer, mas primeiramente à sobreviver e esta palavra, leva onde é a prioridade de estudos - as pessoas, a Responsabilidade Social Empresarial, tão abordada nos conceitos de sustentabilidade corporativa, hoje é o ponto de partida para a inovação.
Por isso, não podemos deixar de ressaltar que, assim como os problemas do momento, há um grande mapa de oportunidades, porque ainda não temos a noção da quantidade de novas necessidades que estão surgindo e surgirão após o isolamento social, onde a maioria dos líderes já comentam nada mais será igual. Para isso, gosto de citar novamente a abordagem do autor Thomas Friedmann no seu livro A Nova Ordem Política e Econômica do Mundo, onde ele cita que: É tempo de repensar, fazer a reengenharia do pensar de nossas vidas e nossas empresas.... Todos precisam ser aprendizes vitalícios.. é o melhor momento na história da humanidade para investir em novos modelos de negócios.. Porque, se tantas necessidades surgem, tantas quantas inovações serão necessárias para supri-las. Por isso, precisamos ainda mais inspirar e despertar a vontade de todos para inovar já!
CONVITE AOS LEITORES
Agentes, Sêniors e empreendedores, façam parte da Comunidade de Ambientes de Inovação, onde vocês podem contar as suas novas histórias contribuindo para que muitas outras ideias surjam e possam motivar mais empresas à se reinventar, sobreviver, crescer e contribuir para toda a nação.
Queremos todos participando, comentando nossos posts, escrevendo, seguindo e compartilhando com todos os seus contatos, que talvez para se motivarem, precisam neste momento somente ler uma boa história de superação e de inovação como existem muitas nesses livros do ALI.
Salve o arquivo e leia as histórias do Livro Estudos de Casos Inovadores que Transformam os Pequenos Negócios no Paraná - Edição 2016/2019
Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.