Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Estudos de Casos Inovadores Que Transformam os Pequenos Negócios no Paraná Livro 2019

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Estudos de Casos Inovadores Que Transformam os Pequenos Negócios no Paraná  Livro 2019
Criado em 29 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros Agentes Locais de Inovação, Consultores Sêniors do Programa ALI e Empreendedores. 


Finalizar o ciclo de mais uma turma de 40 Agentes Locais de Inovação em 2019, com a produção de um livro com os melhores casos de sucesso do período entre 2016 e 2019, foi para consagrar a aplicação da metodologia do Programa ALI no Estado do Paraná.  A capa é um mosaico em homenagem à todos os ALIs, lembrando de cada um.


Desde 2008, o Programa vem atendendo empresas de todos os segmentos e implementando uma gestão muito diferenciada nos pequenas negócios, o que consolida a gestão da inovação em todos as empresas atendidas.


Nos últimos anos, o Programa ALI do Paraná tem se diferenciado dos outros estados, pois além de cumprir com todas as etapas previstas, apresentamos ao final de cada ciclo de 2 anos, um livro produzido com as melhores histórias de sucesso resultadas do trabalho desempenhado pelos agentes nessas empresas. Na produção de cada livro, buscamos diferenciais que pudessem apresentar o melhor daquela turma de agentes, alinhado ao perfil das empresas e setor que estávamos contando as histórias. Em todos eles, aplicamos a metodologia de roteirização de histórias do cinema Storytelling e adaptamos para o meio empresarial. O resultado está nos três livros já publicados nos posts anteriores desta comunidade e qualquer leitor, pode acessar e conhecer todas essas histórias.


O ALI e suas melhores histórias que transformam as pequenas empresas pela inovação - Livro 2014

+ Que Inovação e Bons Resultados Histórias para Aprender - Edição 2016

Impacto do Programa ALI RST (Rede de Serviços Tecnológicos) - Desafios e Aprendizagem! Livro 2016

 

OBJETIVO E DIFERENCIAL DOS ESTUDOS DE CASOS DO ALI


Porém, neste livro buscamos algo ainda mais inovador para o momento, aproveitamos a roteirização dos textos explorando o Storytelling, mas com aplicação da metodologia de estudos de casos do Sebrae para contar as histórias de sucesso de algumas empresas que representam os setores atendidos pelo Programa neste período. E o resultado final foi realmente muito bacana, inovador, histórias surpreendentes, textos inteligentes e uma participação ainda mais intensa de cada ALI na construção do livro.


Para isso, foi necessário fazer um acompanhamento de detalhes em todo o percurso do atendimento de cada empresa, para então, no final apresentar as etapas como ocorreram dentro de um passo a passo de exigências da metodologia de estudo de casos, com: abertura, dilema, contextualização, solução do dilema, fechamento do dilema e do caso, resultados e previsões de futuro, assim como questões para discussão.


Um estudo de caso informa quando relata os fatos, mas, também, propõe ao leitor estudo, discussão e uma grande aprendizagem crítica de cada modelo de gestão, considerando aspectos da cultura organizacional de cada empresa. Por isso, estudar e aprender foi o grande objetivo com este livro e inspirar cada leitor para a grande necessidade de levar a inovação à qualquer ambiente: institucional ou privado, para ser útil à toda sociedade.


Todo este trabalho da construção do livro, não teria sido possível sem a colaboração intensa de todos os Agentes, aos quais, agradeço imensamente, pois aprendi muito com cada um. Mas, também vamos encontrar ao final de cada estudo de caso, o nome do ALI co autor do caso, e excelentes dicas deixadas por eles para que muitos outros agentes possam se inspirar e seguir este caminho da inovação.  


BOA DICA AO LEITOR:

  • Leia os estudos de casos.
  • Se inspire com cada solução e desafio vencido, com cada detalhe que levou o sucesso da empresa relatada.
  • Aproveite o conhecimento técnico de cada negócio, como foi realizado, o resultado que alcançou, etc.
  • Copie algo bom e multiplique em outros negócios ou soluções que deseja.    

MENSAGEM AOS EMPREENDEDORES


Vivemos um momento de imensa transformação de mercado, de produtos, de serviços e do comportamento da sociedade e com isso, devemos e precisamos novamente, reaprender a inovar ainda mais. Aquele modelo de aplicar a gestão da inovação é de extrema importância reavivá-lo agora, pois as empresas devem aproveitar as inúmeras oportunidades de mercado que surgem justamente neste momento, porque o ponto essencial para inovar continua sendo, novas necessidades = oportunidade para inovar.


E devemos também, lembrar que a hora, não é só para levar o negócio à crescer, mas primeiramente à sobreviver e esta palavra, leva onde é a prioridade de estudos - as pessoas, a Responsabilidade Social Empresarial, tão abordada nos conceitos de sustentabilidade corporativa, hoje é o ponto de partida para a inovação.  


Por isso, não podemos deixar de ressaltar que, assim como os problemas do momento, há um grande mapa de oportunidades, porque ainda não temos a noção da quantidade de novas necessidades que estão surgindo e surgirão após o isolamento social, onde a maioria dos líderes já comentam nada mais será igual. Para isso, gosto de citar novamente a abordagem do autor Thomas Friedmann no seu livro A Nova Ordem Política e Econômica do Mundo, onde ele cita que: É tempo de repensar, fazer a reengenharia do pensar de nossas vidas e nossas empresas.... Todos precisam ser aprendizes vitalícios.. é o melhor momento na história da humanidade para investir em novos modelos de negócios..  Porque, se tantas necessidades surgem, tantas quantas inovações serão necessárias para supri-las. Por isso, precisamos ainda mais inspirar e despertar a vontade de todos para inovar já!


CONVITE AOS LEITORES


Agentes, Sêniors e empreendedores, façam parte da Comunidade de Ambientes de Inovação, onde vocês podem contar as suas novas histórias contribuindo para que muitas outras ideias surjam e possam  motivar mais empresas à se reinventar, sobreviver, crescer e contribuir para toda a nação.  


Queremos todos participando, comentando nossos posts, escrevendo, seguindo e compartilhando com todos os seus contatos, que talvez para se motivarem, precisam neste momento somente ler uma boa história de superação e de inovação como existem muitas nesses livros do ALI.


Salve o arquivo e leia as histórias do Livro Estudos de Casos Inovadores que Transformam os Pequenos Negócios no Paraná - Edição 2016/2019 

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1413 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios