Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Estudar e trabalhar em casa, porém, com disciplina e produtividade

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Estudar e trabalhar em casa, porém, com disciplina e produtividade
Criado em 29 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

PROFESSOR, você é disciplinado nas suas atividades em casa? Faz planejamento de suas tarefas e estudos? Alcança sempre a produtividade que deseja?

Porque em casa parece mais difícil de estudar? Um dos motivos, é porque temos muito mais distrações. Porém, em qualquer local que estivermos, seja em casa, na escola ou em nosso escritório; obter certo planejamento e organização na execução de estudos ou demais tarefas, é absolutamente necessário para alcançar os resultados desejados. É um desafio diferente e requer uma nova forma de fazer para poder alcançar os objetivos, independente do que seja, como professor: preparar uma aula, criar uma dinâmica especial para estimular seus alunos de forma remota neste período, estudar novos assuntos, além de todos os demais afazeres, etc. Muitas ideias surgem neste momento, porém, é preciso manter foco, disciplina e determinação.

Mas, como posso MANTER A DISCIPLINA?

Algumas dicas muito importantes para evitar distrações quando o estudo ou o trabalho é realizado de forma remota e não presencial na escola, porém atingindo o melhor resultado possível:

Estabeleça horários fixos Naquele mesmo horário que você estaria lecionando ou estudando, deve ser o horário destinado para seus estudos, trabalhos e tarefas escolares. Especialistas dizem que o seu corpo precisa de hábitos rotineiros para ter um funcionamento adequado e apresentar um bom rendimento. Não esquece de que a disciplina será o fio condutor.

Desenvolva um cronograma de estudos Ter um calendário de trabalho e estudos preferencialmente diário, com rotina definida e uma boa organização daquilo que precisa ser feito na semana, pois é fundamental não procrastinar as obrigações.

Mantenha o registro das suas obrigações - Nosso cérebro foi feito para raciocinar, e não armazenar milhões de informações ao longo do dia. Por isso, é importante obter alguma forma de registrar as obrigações de cada dia. Isso melhora o planejamento de tempo e produtividade.

Estabeleça metas a serem cumpridas Coloque sua meta geral de estudos e demais atividades do dia e pequenas metas a cada tarefa. Além de manter o foco, também atua como motivador para as próximas etapas. Mas, sempre é bom se observar e se adaptar respeitando sua condição, para cumprir seus objetivos de forma produtiva.

Mantenha-se motivado É fundamental pensar nas tarefas a serem executadas no dia, de forma positiva e se manter focado e motivado. É preciso respeitar o tempo de descanso do corpo, o tempo de alimentação e nível de concentração. Exemplo, tome um banho quando estiver cansado, coma algo leve e retome as atividades, porém é fundamental não deixar de fazer.  Motivação é um hábito que adquirimos!

Seja organizado Como professor, preciso me superar para vencer com o menor tempo possível e melhor produtividade: a preparação de aulas, correção de trabalhos, sequência de orientação aos alunos de forma remota. A organização é um dos principais critérios para ter sucesso. Igualmente na condição do aluno, quando estuda a distância.  

Segmente o conteúdo de estudo Naqueles dias de maior volume de trabalhos, aulas e avaliação dos alunos, segmente antecipadamente os conteúdos a serem aplicados. Faça agenda semanal e diária, seguindo uma sequência como se estivesse em sala de aula. Dar uma atenção especial neste detalhamento, pois impactará no nível de absorção e aprendizagem do aluno que estará recebendo os conteúdos.

Tenha cuidado com as distrações A internet é uma importante aliada na rotina de estudos. Graças a ela, temos acesso a qualquer informação à distância de um clique, não precisa mais carregar dezenas de livros da biblioteca para casa e pode até assistir aulas no YouTube. Porém, cuidado. Pode ser um problema de distração, caso você não tenha controle. O ideal é que, antes de começar a estudar e preparar conteúdo em casa, separe uma lista do que precisa consultar para os estudos e deixe salvo no computador, através de um cronograma. Outras distrações como: TV, família, animais domésticos, afazeres domésticos, comida, etc.; se ausente do mesmo ambiente para manter o nível de concentração.  

Desenvolva a autonomia - A autonomia é uma característica muito importante a ser desenvolvida por quem decide trabalhar ou estudar em casa. É preciso obter a capacidade de auto gerenciamento, objetividade, interesse, motivação e curiosidade pelos assuntos para se manter nas tarefas com foco e comprometimento. Fazer o planejamento diário e percorrer cada uma das obrigações, é um bom começo. Exercite, exercite e exercite este ponto, pois é um fator primordial.   

Concilie os estudos com outras atividades O nível de concentração do aluno só dura em média 50 minutos, por isso, as escolas possuem exatamente esse tempo de duração para cada aula. O aluno, mesmo de forma remota não rende, se estudar por 3 horas seguidas. O ideal é que o professor mantenha intervalos de 10 a 15 minutos a cada hora de estudo. Vale fazer um lanche, ir ao banheiro ou caminhar um pouco. Qualquer coisa que deixe a sua mente descansar. Esse tempo, aliado ao sono de 8 horas, ajuda o seu cérebro a fixar e a memorizar informações.

E como eu aumento MINHA PRODUTIVIDADE?

Fazer uma boa gestão do tempo, é algo fundamental em qualquer condição de trabalho, mas para o professor nas condições de trabalhar a partir de sua casa, é ainda mais importante, pois a sua produtividade impacta diretamente na aprendizagem do aluno.

Por isso, indicamos a Técnica Pomodoro para a gestão de tempo abordada no material da capacitação da educação empreendedora do SEBRAE, onde o planejamento, a disciplina e o plano de ação, são fundamentais para otimizar as atividades e atingir os melhores resultados de sua produtividade.

De acordo com a Técnica Pomodoro, para você professor aumentar a produtividade atuando em casa, deve dividir seu dia em períodos de intensa concentração e breves descansos para render mais. Vamos testar como funciona:

  1. Liste as tarefas do dia em uma folha de papel;
  2. Ajuste o cronometro ou aplicativo para 25 minutos;
  3. Concentre-se na tarefa até o alarme tocar;
  4. Faça uma pausa de 5 minutos Quando terminar, faça 5 minutos para ver e-mails, mensagens, alongar-se, etc;
  5. Recomece o cronometro novamente nos 25 minutos;
  6. A cada 4 Pomodoros (tempos cronometrados), faça uma pausa de 15 minutos para um lanche, fazer ligações, ver um vídeo, etc.

Só o fato de colocar no papel as atividades e marcar concluídas, dá um impacto psicológico muito positivo, tanto na sua organização, quanto no seu bem estar pelas metas cumpridas. Também existe na internet um programa chamado focus booster como apoio na aplicação da Técnica Pomodoro.

Faça além da lista de atividades, um plano de desenvolvimento pessoal para toda a semana e defina ações para melhorar seu desempenho na execução das tarefas e administração do tempo. Você pode também, escrever um diário de aprendizagem com relatos de pontos marcantes, aprendizado e melhorias de cada dia.

Dentre os benefícios desta técnica, listamos: diminuir a ansiedade e melhorar a eficiência, sua vida será menos chata, novas ideias surgirão e diminuirão seus erros.    

E consequentemente, diminuirá alguns dos seus inimigos da produtividade (distrações), como: redes sociais e notificações, falta de organização na mesa de trabalho, barulho excessivo e conversas longas nos intervalos. 

De tempos em tempos, precisamos rever nossos métodos para dar luz a nossa imaginação e continuar se reinventando para cada vez mais, atingir nossos objetivos.

Experimente e nos conte como foi o resultado atingido!    

 

Quer saber mais sobre o assunto? Escreve nos comentários.     

Fale com o Sebrae pelo e-mail da Juliana - jsouza@pr.sebrae.com.br.

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1965 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?