Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Estratégias de neuromarketing e a compreensão da mente do consumidor

avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabendfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Estratégias de neuromarketing e a compreensão da mente do consumidor
Criado em 16 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Empresas de todos os tamanhos e segmentos buscam por estratégias eficazes para atrair o cliente ideal e gerar mais conversões. Neste processo, é importante entender por que os consumidores são atraídos por alguns produtos em detrimento de outros, qual a mensagem certa e como comunicá-la. Compreender o comportamento do consumidor e desenvolver ações que impulsionam as vendas é a peça-chave desse quebra-cabeça, e é aí que entra o neuromarketing.


O que é neuromarketing?

Neuromarketing é a ciência de compreender como os consumidores definem subconscientemente o que desejam. Esta técnica extrai os sentimentos que as pessoas atribuem a produtos e serviços para entender como eles podem influenciar o processo de tomada de decisão de compra. Além disso, com o neuromarketing você pode:

     Entregar conteúdo que gere maior engajamento;

     Entender por que um cliente escolhe seu produto / serviço em vez de um concorrente;

     Incentivar os usuários a realizar as ações desejadas, como clicar em um botão compre agora, saiba mais etc.


Implementando o neuromarketing

Ao incorporar técnicas de neuromarketing em sua campanha, você provavelmente encontrará maneiras eficazes de comercializar seus produtos e descobrir como funciona o cérebro do seu público-alvo, determinando os gatilhos que resultam em mais leads e conversões, bem como impulsionar as vendas.


Cores provocam emoções

Usar cores é uma ótima maneira de levar o cliente a sentir o que você deseja que seu produto ou serviço transmita. O ponto-chave a ser desbloqueado nesta estratégia de neuromarketing é determinar qual emoção específica você deseja alcançar. Com base nisso, você pode incorporar a melhor cor para usar no conteúdo.


Cada cor comunica (e provoca) uma emoção ao seu público-alvo. Por exemplo, o vermelho provoca ousadia, empolgação um convite à aventura; enquanto o azul é normalmente associado à limpeza, honestidade e sinceridade. Já o verde traz sensação de frescor. E se você quer transmitir esperança e otimismo, você pode trabalhar com as cores amarela ou laranja.


Saber incorporar as cores certas em suas mensagens irá beneficiar os aspectos de design de sua marca, uma vez que esta estratégia pode motivar seus clientes a comprar seus produtos / serviços.


O efeito de escassez

É da natureza humana se interessar por algo escasso. Quanto mais "limitado" o produto ou serviço, mais tentador ele se torna.


As estratégias de marketing que potencializam o efeito de escassez visam transformar uma experiência de compra comum em algo estimulante (desafiador), apelando para o desejo do público de querer itens que consideram limitados. Esta técnica tem o poder de transformar qualquer produto / serviço comum em algo "obrigatório".


Por exemplo, você pode ativar esse gatilho por meio das técnicas oferta por tempo limitado; restam apenas X peças em estoque; ou produto exclusivo.


O toque humano

Para dar um toque especial à sua marca e fazer com que o público se identifique com ela, você pode adicionar o fator humano em sua estratégia de neuromarketing.


Dar um rosto ao nome da sua empresa torna-a mais identificável e autêntica para os clientes, aumentando a acessibilidade aos consumidores. Esta técnica inspira confiança diante de seu público.


Alívio das dores

Uma das descobertas mais reveladoras do neuromarketing é a ideia de que os consumidores respondem mais à dor do que ao prazer. Isso ocorre porque as pessoas prestam mais atenção às questões que podem prejudicá-los do que àquelas que os encantam quando se trata de decisões de compra.


Além disso, pesquisas em neuromarketing apontam que a resposta do cérebro quando se trata de evitar a dor é três vezes mais forte do que sua reação à busca de prazer. 


Isso significa que você deve se concentrar mais em mostrar como seu produto / serviço pode aliviar as dores do cliente ao invés de exaltar os prazeres que eles podem obter ao adquirir suas mercadorias.


Em resumo, o neuromarketing é uma ferramenta poderosa para analisar o comportamento do consumidor, estabelecendo conexão entre marcas e clientes. Com isso, você pode ajustar suas estratégias e campanhas atuais para evocar fortes impulsos de compra mais específicos.


E não esqueça de que, para obter os melhores resultados, o neuromarketing deve ser usado junto com testes cuidadosos, análises detalhadas e contato direto com os clientes.


Quer saber mais sobre o assunto? Vem assistir a palestra COMO O NEUROMARKETING PODE AJUDAR A AUMENTAR SUAS VENDAS, na programação do INSPIRA MEI. Clique aqui e aproveite!



avatar RODRIGO FEYERABEND
Rodrigo Feyerabend
Administrador, Gestor de projeto e Consultor do Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2855 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.