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Estou preparado para ter uma loja virtual?

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Estou preparado para ter uma loja virtual?
Criado em 23 JUN. 2021
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A transformação digital mudou a forma como as pessoas consomem e também os canais que são utilizados. Aquela compra que antes acontecia de forma presencial, deu lugar as compras online. Algo que antes era opcional, tem se tornado cada vez mais essencial.

Com todas as mudanças que vem acontecendo, com certeza você já se perguntou se chegou a hora de investir em uma loja virtual, mas é importante que você saiba se de fato está pronto para dar esse passo.

É possível vender online através de outros canais, como por exemplo whatsapp, marketplaces, redes sociais, dentre outras, mas a loja virtual é um site exclusivo da sua marca, com toda a estrutura de venda, que utiliza plataformas eletrônicas como smartphones, computadores, tablets, entre outras, para realizar operações de compra e/ou venda de produtos e/ou serviços através da internet.

A loja virtual demanda planejamento e também investimento financeiro, por isso é tão importante entender o quão preparada a sua empresa está. Alguns fatores que devem ser analisados com relação a implementação de uma loja virtual, são:

  • Divulgação a criação de uma loja virtual não é sinônimo de sucesso e será necessário planejar como ela será divulgada, algumas opções são  campanha de google e marketing.
  • Atendimento ao cliente a loja virtual demandará alguém para responder o cliente e solucionar possíveis problemas.
  • Fotos e descrição dos produtos - os produtos deverão ter fotos em boa qualidade e possuir o maior detalhamento possível.
  • Gerenciamento - a loja virtual precisa ter um bom acompanhamento, controle de estoque e catálogo, divulgação, metas, análise de desempenho e também da parte burocrática relacionada a envio, pagamento, notas fiscais e etc.
  • Controle de estoque será essencial ter automatização de baixa de tudo o que é vendido online.
  • Forma eletrônica de pagamento os pagamentos realizados através da loja virtual ocorrem por meio de plataformas de pagamento, como por exemplo pagseguro, cielo, boleto e etc.,  e é fundamental conhecer as formas disponíveis e qual se encaixa melhor a sua realidade.
  • Plataforma de frete com as vendas de forma online, será necessário avaliar como os produtos serão enviados, por qual transportadora e também o valor do frete.
  • Manutenções como as tecnologias mudam rapidamente, periodicamente a loja virtual deverá ser atualizada, o que pode acarretar novos custos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que deve ser levado em conta, se liga nessa dica:

Antes de solicitar o desenvolvimento de uma loja virtual, é importante realizar um diagnóstico que visa avaliar a maturidade e viabilidade para atuação na loja virtual, com orientações específicas a serem adotadas. A utilização da loja virtual pode levar a empresa a obter uma significativa ampliação de mercado. Contudo, o diagnóstico prévio ajuda a identificar a melhor estratégia para implantação da loja virtual bem como no planejamento e adequações necessárias para sua utilização.

 

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Ana Caroliny Bahniuk Brito Stinglin
Gestora de Ambiente de Negócios | Graduada em Administração favorite_outline Seguir Perfil
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