Esteticista, se quiser crescer nunca faça isso!
Para crescer em qualquer mercado, o profissional precisa de muita coisa. A primeira delas é evitar alguns erros!
E hoje quero falar sobre alguns que tenho observado nos últimos 10 anos acompanhando esteticistas de todo Brasil.
Nunca pare de estudar!
Sempre brinco com meus mentorados e alunos que estudar deve ser uma prática constante, algo que vai nos acompanhar pelo resto de nossas vidas. Principalmente no ramo estético, onde inovações surgem a todo momento.
Você precisa estar preparado para levar o que há de melhor e mais eficaz para seu cliente. Nunca se esqueça que, em um mundo globalizado como o que vivemos hoje, o cliente também tem acesso à muita informação. E muitas vezes ele acaba sabendo de alguma novidade até mesmo antes de você, se não estiver atento.
Então, estude! Se mantenha informado sobre as últimas pesquisas e descobertas no seu mercado.
Nunca deixe de investir em marketing
Para ser conhecida e lembrada, você precisa ser vista!
E isso você só consegue através de um bom plano de marketing. A grande vantagem é que hoje você não precisa investir milhões para se comunicar e ser conhecida. Precisa primeiro de tudo dedicação.
Através das parcerias, você começa a ser conhecida no bairro onde atua. E esse é o primeiro passo. Depois, você precisa também investir tempo e dinheiro na divulgação através das Redes Sociais.
Não tem mais como fugir, sua empresa precisa ter uma presença forte na internet.
E você pode começar de forma orgânica, organizando suas Redes Sociais e mostrando ao seu público tudo o que faz. É claro que o impulsionamento, ou seja, o investimento de dinheiro nas plataformas vai aumentar o número de pessoas que irão receber a sua mensagem, que irão te conhecer.
Nunca ignore a gestão do seu negócio
Esteticista, você tem nas mãos um negócio! Seja apenas uma sala dentro de uma clínica ou salão ou a sua própria clínica, você é uma empresária e precisa olhar para sua atividade como um negócio, uma empresa.
Toda empresa precisa de gestão e a sua não é diferente.
Você precisa planejar, controlar e analisar sempre. Pode contar com um software de gestão para te ajudar. Mas, mesmo que não possa ter um, isso não pode te impedir de conhecer todas as áreas de sua empresa.
É importante olhar para onde você está, qual é a atual situação de sua empresa, ter o controle de quantos clientes tem ativos e inativos. Controlar a entrada e saída de dinheiro e principalmente, planejar o caminho que você quer trilhar.
Precisa de ajuda? Fale comigo. Tenho programas de mentorias, livros, cursos e muita ferramenta que pode te ajudar!
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora de Profissionais
Apaixonada pelo mundo da beleza
Instagram @giovanaquini.oficial
www.giovanaquini.com.br