Há muitos anos eu acompanho o mercado da estética. Em 2011 eu comecei a dar aulas no curso técnico de estética do Senac sobre empreendedorismo e amava ensinar aquelas profissionais como trilhar uma carreira de sucesso.
E sempre afirmei à todas que elas são uma empresa!
A esteticista, depois que se forma, tem nas mãos um negócio. Seja prestando serviços dentro de uma clínica, em atendimentos domiciliares ou abrindo a própria clínica, a esteticista tem que olhar para a sua atividade como um negócio.
E um negócio só se torna lucrativo se tiver gestão.
Então querida esteticista, se você está nesse mercado e quer mesmo ter sucesso, seu primeiro passo é mudar seu mindset, ou seja, você precisa mudar a maneira como olha e pensa sobre sua atuação profissional.
Você precisa se enxergar como uma empresa. Você tem nas mãos um negócio e esse negócio precisa de gestão.
Fazer a gestão de um negócio não é difícil. Você precisa conhecer e aplicar as ferramentas certas. Precisa entender um pouco de planejamento, gestão de pessoas, marketing e gestão financeira.
Calma, isso não significa que você vai precisar fazer tudo sozinha, mas que você precisa conhecer. Hoje temos no mercado vários softwares e ferramentas que podem te ajudar.
Mas antes de sair contratando qualquer serviço, você precisa conhecer um pouco sobre gestão para poder até fazer a escolha certa.
Um gestor tem que desenvolver uma visão geral do seu negócio, saber como cada área funciona para tomar as decisões certas.
Já pensou se você começa a trabalhar, consegue se colocar no mercado, passa a ser reconhecida e procurada pelo público e lota sua agenda?
É o sonho de qualquer profissional, não é mesmo?
Mas, o que vai acontecer se ao alcançar isso, você não pagar a conta de luz ou porque esqueceu ou porque o dinheiro que está recebendo não está sendo suficiente?
Você não vai conseguir atender a nenhum cliente, sem energia elétrica! E sua reputação vai por água abaixo.
Estou falando assim, de uma maneira bem simples para que você entenda que a gestão é possível e não é tão difícil assim. Mas, extremamente necessária para qualquer negócio.
O mercado de estética está cada vez mais competitivo. O cliente tem buscado cada vez mais os serviços de estética para cuidar da saúde e bem-estar.
Com a regulamentação da profissão hoje, os profissionais precisam de formação para atuar nesse mercado. Seja um curso técnico ou uma graduação, existe a exigência de uma preparação e isso traz para o mercado uma profissionalização ainda maior.
Porém, a concorrência cresce a cada dia com profissionais de outras áreas também se especializando na área estética. Estou falando de dentistas, fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiras, e outros profissionais da saúde que tem formação e estão migrando para esse mercado.
Então, se você quer mesmo se destacar e ter sucesso nesse mercado, precisa trabalhar de forma correta e o primeiro passo é entender que é uma empresa e precisa de gestão.
Quer ajuda?
Eu criei uma comunidade chamada Bella Gestão, onde ensino à todos profissionais do mercado de estética como abrir um negócio e administrá-lo de forma correta para alcançar seus objetivos.
Entre em contato comigo que te conto melhor.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora de Profissionais
Apaixonada pelo mundo da beleza
Instagram @giovanaquini.oficial