A estafa no trabalho traz perdas para as organizações e pessoas. Ela é um problema de saúde que exige tratamento e prevenções. Saiba mais!
Se sentir cansado e sem forças para ir trabalhar é um sentimento que cada vez mais atinge os trabalhadores. A estafa no trabalho faz com que o indivíduo não queira sair da cama e ir para o escritório pode ser uma luta.
Esse cansaço pode aparecer na forma física com dores de cabeça, nas costas e indisposição. Em alguns casos chega a causar problemas digestivos.
A estafa também pode atingir aspectos mentais com irritação, dificuldade para dormir e até mesmo falta de memória.
Esses sintomas podem ser resultado de excesso de trabalho ou pressão demasiada nas atividades exercidas. A rotina turbulenta somada à falta de tempo faz com que a estafa no trabalho se agrave a cada dia.
É preciso ficar atento, pois, a Síndrome de Burnout que leva os trabalhadores ao esgotamento está se tornando mais frequente. A doença que até pouco tempo era desconhecida, já é a 436ª que leva ao pagamento do auxílio-doença no INSS.
Os sinais da estafa no trabalho
É claro que antes de chegar ao limite do corpo e da mente existem alguns sinais que servem de alerta. Saber quais deles servem para buscar ajuda antes que a situação se agrave. Veja uma lista!
Alteração dos hábitos alimentares com aumento ou redução do apetite e ingestão de comidas de baixo valor nutricional;
Queda na produtividade, pois apesar de passar horas trabalhando os resultados são ruins;
Mudanças bruscas de humor com a agressividade e irritabilidade predominando;
Falha de memória com coisas simples como esquecer o que estava fazendo ou até mesmo não lembrar nomes de pessoas ou objetos;
Dificuldade para dormir, mesmo após deitar o cérebro não desliga ou o sono não vem;
Falta de vontade de sair da cama para trabalhar;
Baixa autoestima com pensamentos sempre negativos;
Dores de cabeça frequentes e problemas gastrointestinais a qualquer momento.
Como a estafa afeta a empresa
Se um funcionário não está bem, a empresa também não estará, afinal, essa é feita por pessoas. Em um primeiro momento podem surgir pequenos problemas como uma queda na produtividade que pode ser compensada por um outro membro da equipe.
Se não for dada atenção à causa, o cansaço pode afetar a todo time. Esses problemas tendem a se agravar, a estafa leva a diminuição da produtividade, consequentemente a empresa deixa de bater suas metas.
Isso pode impactar todo o negócio com trabalhos ou produtos deixando de serem entregues e clientes insatisfeitos. A imagem da empresa fica prejudicada, pois perde credibilidade.
Na sociedade uma empresa com colaboradores doentes também não é bem vista. Se ela não consegue cuidar do seu pessoal fica com a imagem prejudicada, afinal, ninguém quer consumir dela.
Se não quiser chegar a esse ponto com a estafa no trabalho atingindo a todos, a organização precisará mudar sua forma de trabalho e cuidado com o pessoal. Nesse caso, ela pode contribuir ofertando, como benefício, o convênio médico empresarial, já que essa é uma forma de o funcionário contar com um plano de saúde mais barato.
Assim, o profissional poderá contar com rápido acesso a profissionais, exames e tratamentos necessários, logo no início dos sintomas, de forma a não prejudicar todo o rendimento da empresa. O bem-estar deve prevalecer e ser o ponto focal.
Como a estafa afeta os funcionários
A estafa no trabalho pode afetar o profissional de diferentes formas. Inicialmente ele perceberá que não está produzindo e vai querer compensar isso de alguma forma. Consequentemente acaba trabalhando mais e se sentido sobrecarregado.
A sobrecarga faz com que o cansaço se torne presente e, em vez de produzir, a pessoa passa a ter uma queda de rendimento. Ela se sente mal, deixa de entregar resultados e perde a autoestima.
Esses conflitos internos podem ser colocados para fora e surgem conflitos. A relação com os colegas de trabalho podem se tornar difíceis com conflitos surgindo a todo momento.
Também pode haver o distanciamento social, o que dificulta o trabalho em equipe e colaboração.
Se a situação persistir e o trabalhador não buscar ajuda, o quadro se agrava. Os sintomas que eram esporádicos passam a ser mais frequentes e se perde a condição de trabalhar. A estafa no trabalho pode levar ao afastamento por sérias complicações de saúde.
Para que a pessoa possa retomar as suas atividades um dia, precisará passar por tratamento.
A estafa no trabalho nem sempre é algo passageiro, é um indicador de que algo não vai bem. Os sinais devem ser percebidos para que sejam tomadas providências antes de trazer prejuízos às pessoas e empresa.
Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.