Já ouviu falar em ESG? Esta sigla, que também pode ser traduzida para ASG em português, se refere ao alinhamento das empresas às boas práticas nos pilares Ambiental, Social e de Governança. Esse conceito permite que empresários de todos os portes, desde grandes corporações até microempreendedores, se preparem para as transformações e exigências de um mercado em constante evolução, especialmente em relação aos consumidores e investidores. Nos últimos quatro anos, o tema ESG tem ganhado relevância no Brasil e, consequentemente, vem se aproximando cada vez mais dos empreendimentos de turismo. Isso levou a uma reflexão profunda sobre as adequações necessárias que as empresas precisam adotar para mitigar ou compensar os riscos socioambientais que a indústria do turismo pode gerar. Alinhar-se às boas práticas ESG não só melhora a imagem do destino e dos empreendimentos, mas também fortalece a relação com os visitantes, atraindo turistas que valorizam a sustentabilidade. Adotar práticas ESG pode qualificar a demanda, pois educa os turistas sobre a importância da sustentabilidade. Um dos pontos fundamentais dessas boas práticas é o mapeamento da cadeia produtiva alinhada ao ESG e a escolha de fornecedores que priorizam essa abordagem. Incorporar e divulgar as práticas ESG dos fornecedores cria uma rede de boas notícias e torna a empresa apta a fornecer serviços para grandes corporações que buscam aumentar o valor agregado de suas ações e relatórios de sustentabilidade. Além disso, comunicar essas práticas aos clientes estabelece uma relação de transparência e equilíbrio, atraindo investimentos e novos clientes. A popularização de uma metodologia "ganha-ganha" entre os empresários da cadeia produtiva do turismo é outro benefício do mapeamento e articulação de fornecedores ESG. Divulgar essa iniciativa aproxima o turismo da inovação, conforme preconizado no modelo de gestão dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Apesar de ainda haver muito a avançar em termos de certificações, com a norma oficial da ABNT em fase final de criação, a ideia de melhoria contínua e aprimoramento constante é fundamental. O ESG é uma abordagem sem volta, essencial para garantir a competitividade das empresas no futuro próximo. Para começar a implementar práticas ESG, as empresas de turismo podem mapear e escolher fornecedores e segmentos de demanda alinhados às boas práticas ambientais, sociais e de governança. Escolher uma cadeia produtiva que respeite as normas trabalhistas, pratique gestão adequada de resíduos e adote sistemas transparentes e éticos na gestão interna anima novos empresários a utilizarem essas temáticas em sua prática diária, conquistando clientes qualificados e responsáveis. Adotar o ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade adaptativa que garante a sustentabilidade e competitividade das empresas de turismo. Implementar essas práticas pode trazer benefícios significativos para o seu negócio e para o futuro do turismo.A Importância do ESG no Setor de Turismo
Benefícios do ESG para Empresas de Turismo
Metodologia "Ganha-Ganha" e Inovação no Turismo
Como Iniciar as Práticas ESG no Turismo
Foto: Homem segurando mão do seu sócio e escrivaninha, fonte Freepik