Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

ESG e os benefícios para as empresas do turismo

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
ESG e os benefícios para as empresas do turismo
Criado em 31 JUL. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que é ESG?

  

O ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português). Cada sigla representa um fator que mede o quanto uma empresa está comprometida com as operações sustentáveis. É um conjunto de políticas e práticas para melhorar a governança da empresa, bem como o seu cuidado com as pessoas e o planeta. O ESG é utilizado como parâmetro de sustentabilidade e busca determinar se uma organização é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.


O ESG busca garantir que as organizações sejam responsáveis socialmente e ambientalmente. Isso significa que as empresas devem ser transparentes em relação às suas práticas de negócios e devem trabalhar para minimizar seu impacto no meio ambiente. Para as empresas, o ESG pode ajudar a melhorar sua reputação e aumentar sua capacidade de atrair investimentos. Para as localidades, o ESG pode ajudar a promover o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.


Importância do ESG no turismo


No setor de turismo, é possível dizer que o ESG é importante por quatro fatores principais: preservar o meio ambiente; gerar oportunidades de crescimento para a comunidade local; atender ao novo comportamento dos turistas; melhorar o relacionamento com investidores e parceiros de negócio

 

A preservação da natureza, do desenvolvimento sustentável e do fortalecimento cultural é fundamental para a existência do turismo e não há como separar uma coisa da outra.


Os benefícios do ESG para as empresas incluem:


1.    Melhoria do desempenho financeiro pelas empresas que adotam práticas de ESG a longo prazo. Isso ocorre porque as empresas que se preocupam com questões ambientais, sociais e de governança tendem a ter uma imagem mais positiva e atraem mais investidores e clientes;

2.    Aumento da confiança do investidor e por isso, atração de mais investidores;;

3.    Fortalecimento da imagem positiva da empresa;

4.    Ampliação da atração, retenção e satisfação de talentos;

5.    Redução de custos e desperdícios ao longo do tempo;

6.    Promoção de maior transparência nas operações das empresas;

7.    Mitigação de riscos associados à operação das empresas.


Considerando a importância e as inúmeras vantagens do ESG a sua empresa já está se preparando para esta tendência?


Comente aqui!


avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1310 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?