Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Escuta ativa para melhorar a eficiência

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Escuta ativa para melhorar a eficiência
Criado em 04 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No Líderes em Movimento 2023, tivemos uma palestra inspiradora com membros do Médicos sem Fronteiras, uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social.

Quem representou a organização no evento foram as três médicas: Fernanda Alves, Renata Castro e Cris Caoli que compartilharam sobre as suas experiências com o Médico sem Fronteiras e impulsionaram os líderes a abraçarem sua própria capacidade de impactar positivamente não apenas os negócios, mas também a sociedade.

No trechinho que selecionamos para trazer aqui na comunidade, elas falam sobre a importância da escuta ativa. Como o projeto é itinerante, elas encaram o desafio de mudarem seu local de atuação com frequência e isso implica em conhecer novas comunidades e novas realidades o tempo todo. Dessa forma, elas aprenderam a desenvolver a escuta ativa para, de fato, entenderem as necessidades das pessoas atendidas e serem mais eficientes na realização do trabalho.

E elas trazem isso para o campo da liderança, de como é importante o líder desenvolver essa habilidade de ouvir atentamente, e com empatia, para conseguir um engajamento maior com o seu time e, consequentemente, resultados melhores. E isso passa por um ponto que pode ser muito delicado para os líderes: entender que ele não precisa ter todas as respostas, mas que elas podem ser construídas coletivamente. Isso pode ser um grande alívio para a pressão que as lideranças costumam sofrer no dia a dia, não é mesmo?

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereira
Gestão dos canais digital do Polo de Liderança Sebrae: Site Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Gestão de Pessoas e Liderançafavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4643 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis