Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

ESCUTA ATIVA: Aprenda e melhore sua performance com os clientes

avatar SAMUEL BRUNO DA SILVA
Samuel Bruno Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
ESCUTA ATIVA: Aprenda e melhore sua performance com os clientes
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 06 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Antes de trazer para a nossa conversa tudo que envolve a habilidade de escuta ativa, precisamos fazer a distinção entre ouvir e escutar. Primeiramente, ouvir não é escutar. No entanto, para escutar é necessário ouvir.


Segundo o Dicionário Michaelis:


O ato de ouvir está relacionado à capacidade do órgão auditivo de captar sinais sonoros externos. Já o ato de escutar requer que aquele ouve absorva para além dos sinais sonoros, também, os demais aspectos que englobam o conteúdo, atribuindo mais sentido e significado à comunicação.


Sendo assim, o que é a escuta ativa??  


A escuta ativa é, portanto, uma habilidade especial e uma evolução na forma de escutar. A escuta ativa é uma das bases de sustentação da comunicação assertiva, pois, a finalidade é melhorar o diálogo e a comunicação. Por consequência, colabora para a progresso nos relacionamentos interpessoais.


Pela escuta ativa a comunicação de forma geral se torna completa, porque ela traz clareza para os diálogos. Ela torna eficiente uma conversa formal, bem como transforma uma conversa trivial em significativa. O princípio da conexão ocorre por se observar na conversa um interesse genuíno entre as partes.


Escutar ativamente é atuar com a EMPATIA.


Quando se trata do processo de atendimento ao cliente e aos mecanismos de vendas, a escuta ativa se torna uma ferramenta essencial. É uma aptidão que traz conforto e acolhimento, uma vez que o cliente percebe a importância que é dada a ele e ao que ele está dizendo.