Antes de trazer para a nossa conversa tudo que envolve a habilidade de escuta ativa, precisamos fazer a distinção entre ouvir e escutar. Primeiramente, ouvir não é escutar. No entanto, para escutar é necessário ouvir.
Segundo o Dicionário Michaelis:
O ato de ouvir está relacionado à capacidade do órgão auditivo de captar sinais sonoros externos. Já o ato de escutar requer que aquele ouve absorva para além dos sinais sonoros, também, os demais aspectos que englobam o conteúdo, atribuindo mais sentido e significado à comunicação.
A escuta ativa é, portanto, uma habilidade especial e uma evolução na forma de escutar. A escuta ativa é uma das bases de sustentação da comunicação assertiva, pois, a finalidade é melhorar o diálogo e a comunicação. Por consequência, colabora para a progresso nos relacionamentos interpessoais.
Pela escuta ativa a comunicação de forma geral se torna completa, porque ela traz clareza para os diálogos. Ela torna eficiente uma conversa formal, bem como transforma uma conversa trivial em significativa. O princípio da conexão ocorre por se observar na conversa um interesse genuíno entre as partes.
Escutar ativamente é atuar com a EMPATIA.
Quando se trata do processo de atendimento ao cliente e aos mecanismos de vendas, a escuta ativa se torna uma ferramenta essencial. É uma aptidão que traz conforto e acolhimento, uma vez que o cliente percebe a importância que é dada a ele e ao que ele está dizendo.