Com pouco mais de 400 mil habitantes, a cidade de Maringá foi eleita a primeira na lista das melhores grandes cidades do Brasil, segundo estudo da consultoria Macroplan.
Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o índice foram divididos da seguinte forma: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança.
O ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local.
Na área de saúde, por exemplo, Maringá ficou na 5ª posição entre as 100, com um índice de 0,686. O que, segundo a análise da Macroplan, significa que a cidade tem elevada cobertura de atendimento básico, baixa taxa de mortalidade infantil e elevada proporção de bebês nascidos vivos.
De acordo com Gláucio Neves, diretor da consultoria, Maringá sempre se destacou em gestão pública. A primeira posição no ranking não foi uma surpresa. Afinal, a cidade tem indicadores muito equilibrados em quase todos os setores, diz.
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/
Iniciamos no Município o Escritório Maringá Compra que tem por objetivo que os produtores / prestadores de serviços locais contratem com a Prefeitura. Estamos estruturando as ações e haverão capacitações para os servidores envolvidos de todas as secretarias no sentido de oportunizar a participação das MPEs nos processos licitatórios do Município, fomentando a economia local e desmistificando a cultura existente em relação à dificuldade de contratar com o Município.
Ainda estaremos oferecendo
capacitações, orientações e incentivos para que as MPEs
participem dos processos licitatórios.