Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Escolhendo metas que dão resultados

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmannfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Escolhendo metas que dão resultados
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Gestores bem-sucedidos tendem a estabelecer metas desafiadoras, mas que podem ser alcançadas. Os objetivos têm de ser realistas e provocar uma estimulante sensação de desafio.

 

O que é meta?


Meta é a tradução objetiva do resultado ou nível de desempenho pretendido em um momento futuro definido. Por exemplo: Aumentar as vendas de 2024 em 10% em relação ao ano anterior .

 

Nessa definição há dois pontos importantes. A tradução objetiva (aumentar em 10% em relação ao ano anterior), que nos permite confirmar se o resultado pretendido foi realmente alcançado, e o momento futuro definido (2024) , que delimita o prazo para que o resultado desejado seja obtido. 

 

Por que usar metas?


Metas ajudam a:

·      Comunicar prioridades.

·      Alinhar os esforços das pessoas.

·      Planejar ações para melhoria.

 

Para que as metas exerçam seu poder são necessárias três condições:

1. As pessoas têm de perceber que os novos resultados trarão algum benefício para a organização, para a unidade ou para elas.

2. A melhoria pretendida deve ser prioritária em relação às inúmeras outras coisas que podem ou têm de ser feitas.

3. Devem ser compatíveis com o grau de autoridade ou de influência nos resultados pretendidos e com os recursos disponíveis.

 

Metas devem considerar a psicologia


Para serem úteis para a gestão, as metas devem ser desafiadoras, mas as pessoas têm de acreditar que elas são factíveis.

Estabelecer metas inatingíveis - ou vistas como inalcançáveis - favorece o fracasso, pois as pessoas nem vão se esforçar para alcançar.

 

Mas, considerando a importância da psicologia no uso de indicadores, vale destacar o cuidado com o equilíbrio entre o que queremos e o que podemos. Uma meta inalcançável desmotiva as pessoas, mas um objetivo muito fácil também não estimula qualquer esforço. Os projetistas de jogos de computador sabem bem disso e se alguém consegue avançar em uma fase, a seguinte dificulta o progresso para manter o desafio e o interesse. 


Falar é fácil


Mas, sendo prático, como obter metas equilibradas em desafio e possibilidade de alcançar? No clássico "Em busca da Excelência" [1], Tom Peters exemplifica essa preocupação mostrando que empresas excepcionais, como a IBM, que estudam bastante esse aspecto, inclusive usando a People Analytics, estabelecem valores de modo que 70 a 80% da equipe de vendas consiga atingir as metas, enquanto em empresas concorrentes apenas 40% das equipes alcançam a meta, fazendo com que a maior parte das pessoas se sinta incapaz. De modo semelhante, o planejamento da Google prevê o atingimento de 70% dos objetivos declarados.

 

Então, aprendendo com as melhores, o ideal é estabelecer metas que têm 80% de chance de serem alcançadas ou que devem ser atingidas por quatro em cada cinco colaboradores.


A eficácia das metas também é influenciada por aspectos culturais. Em organizações asiáticas, metas não alcançadas são consideradas profundamente embaraçosas, por isso os gerentes tendem a defini-las mais baixas. Nos Estados Unidos, em contrapartida, fixar meta inferior a resultado obtido anteriormente é muitas vezes considerado inaceitável, ainda que haja razões válidas para a mudança.


Reflexão


Em tua empresa a escolha das metas leva em conta a percepção das pessoas ou é dado um tratamento puramente matemático? Comente aí embaixo!


Referência

1. Peters, Tomas J. and Waterman Jr, Robert H. In Search of Excellence: Lessons from Americas Best-Run Companies. Harper & Row, Publishers. New York, 1982. p. 57.

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmann
Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes.favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 754 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?