Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Escola do Futuro Um projeto Inspirador!

avatar ALESANDRA REGINA DE ALMEIDA
Alesandra Regina De Almeidafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Escola do Futuro  Um projeto Inspirador!
Criado em 07 JUN. 2019
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Durante a Bett Educar 2019, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, foi possível perceber o grande movimento do setor da Educação em torno de três assuntos: o uso da tecnologia nas salas de aula, a implantação de espaços makers nas escolas e o ensino bilingue.

No que diz respeito ao uso da tecnologia na sala de aula, uma das palestras que aconteceram durante o evento me chamou bastante a atenção, ela foi ministrada pelo então Prefeito da cidade de Recife, Geraldo Júlio. Ele apresentou o projeto Escola do Futuro, uma iniciativa que foi implantada em 2014, as atividades do projeto se iniciaram com a implantação do ensino de robótica nas salas de aula. Para o início das atividades todas as escolas municipais tiveram os seus professores capacitados e receberam os materiais e equipamentos necessários para a execução dos trabalhos, o município foi o primeiro da América Latina a implantar este tipo de ensino em 100% de rede escolar.

A partir desta iniciativa os estudantes passaram a ter acesso a diversas oportunidades de desenvolvimento, começaram a trabalhar em equipe de forma constante, melhoraram a forma de se comunicar, tiveram acesso a inovação e tecnologia, contato com a iniciação científica, desenvolveram interesse em estar na sala de aula e a contribuir para a resolução de problemas reais de sua comunidade, além é claro de poderem colocar em prática toda a sua criatividade.

O interesse da prefeitura de Recife com o projeto era buscar um novo padrão para a sua Educação, a qual acompanhou e acompanha as constantes mudanças pela qual a nossa sociedade vem passando.

O uso da tecnologia nas salas de aula chegou também aos alunos com necessidades especiais do município, e partir disso foi criado o Núcleo de Tecnologia Assistiva, o qual tem em seu leque de responsabilidades a formação continuada dos profissionais de ensino da rede municipal de Recife. As formações realizadas têm como base temáticas que permeiam a inclusão de pessoas dom deficiência, medidas pelas tecnologias assistivas na escola, permitindo assim uma maior contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

No que diz respeito a recursos fornecidos, os alunos portadores de necessidades especiais são beneficiados com diversas tecnologias assistivas, tais como: Livox software que auxilia no processo de comunicação de pessoas com limitações comunicacionais; Teclado Iconográfico TIX voltado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores ou tetraplegia; Ampliação de Livros para estudantes com baixa visão; Tablets com sistema android e mais de 70 aplicativos assistivos; Salas bilíngues onde os educandos aprendem Libras e a Língua Portuguesa; Robô Humanoide NAO utilizado também para atividades com estudantes com transtorno do Espectro Autista (TEA).

A partir do uso do Livox o aluno Alisson Gabriel do Santos Silva, escreveu um livro, BEN O SUPER CÃO MUTANTE. Alisson tem 12 anos e estudante da Escola Municipal Severina Lira. Nasceu pré-maturo e teve paralisia cerebral, a qual comprometeu sua comunicação e coordenação motora ampla e fina.   

E o que podemos concluir com tudo isso? eu acredito que com bons exemplos como este, podemos concluir que a tecnologia e a inovação são temáticas importantíssimas para o setor da educação, que toda criança deveria ter acesso a estas facilidades. São temáticas que estão latentes em nosso dia a dia e despertam o interesse dos alunos e consequentemente melhoram seu desenvolvimento enquanto indivíduos, auxiliando-os assim a já irem pensando em qual será o seu papel no futuro da nossa sociedade.

Abaixo segue o link de um vídeo que fala um pouquinho sobre o Projeto Escola do Futuro.

https://www.youtube.com/watch?v=OgxWN-oedwY

Até a próxima

avatar ALESANDRA REGINA DE ALMEIDA
Alesandra Regina De Almeida
Graduada em Administrao de Empresas e Especialista em Controladoria e Finanas pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Consultora do SEBRAE/PR, Gestora da Linha Estratgica Educao Empreendedora e do Comrcio Varejista da Regional Norte.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1996 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?