Durante a Bett Educar 2019, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, foi possível perceber o grande movimento do setor da Educação em torno de três assuntos: o uso da tecnologia nas salas de aula, a implantação de espaços makers nas escolas e o ensino bilingue.
No que diz respeito ao uso da tecnologia na sala de aula, uma das palestras que aconteceram durante o evento me chamou bastante a atenção, ela foi ministrada pelo então Prefeito da cidade de Recife, Geraldo Júlio. Ele apresentou o projeto Escola do Futuro, uma iniciativa que foi implantada em 2014, as atividades do projeto se iniciaram com a implantação do ensino de robótica nas salas de aula. Para o início das atividades todas as escolas municipais tiveram os seus professores capacitados e receberam os materiais e equipamentos necessários para a execução dos trabalhos, o município foi o primeiro da América Latina a implantar este tipo de ensino em 100% de rede escolar.
A partir desta iniciativa os estudantes passaram a ter acesso a diversas oportunidades de desenvolvimento, começaram a trabalhar em equipe de forma constante, melhoraram a forma de se comunicar, tiveram acesso a inovação e tecnologia, contato com a iniciação científica, desenvolveram interesse em estar na sala de aula e a contribuir para a resolução de problemas reais de sua comunidade, além é claro de poderem colocar em prática toda a sua criatividade.
O interesse da prefeitura de Recife com o projeto era buscar um novo padrão para a sua Educação, a qual acompanhou e acompanha as constantes mudanças pela qual a nossa sociedade vem passando.
O uso da tecnologia nas salas de aula chegou também aos alunos com necessidades especiais do município, e partir disso foi criado o Núcleo de Tecnologia Assistiva, o qual tem em seu leque de responsabilidades a formação continuada dos profissionais de ensino da rede municipal de Recife. As formações realizadas têm como base temáticas que permeiam a inclusão de pessoas dom deficiência, medidas pelas tecnologias assistivas na escola, permitindo assim uma maior contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
No que diz respeito a recursos fornecidos, os alunos portadores de necessidades especiais são beneficiados com diversas tecnologias assistivas, tais como: Livox software que auxilia no processo de comunicação de pessoas com limitações comunicacionais; Teclado Iconográfico TIX voltado para pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores ou tetraplegia; Ampliação de Livros para estudantes com baixa visão; Tablets com sistema android e mais de 70 aplicativos assistivos; Salas bilíngues onde os educandos aprendem Libras e a Língua Portuguesa; Robô Humanoide NAO utilizado também para atividades com estudantes com transtorno do Espectro Autista (TEA).
A partir do uso do Livox o aluno Alisson Gabriel do Santos Silva, escreveu um livro, BEN O SUPER CÃO MUTANTE. Alisson tem 12 anos e estudante da Escola Municipal Severina Lira. Nasceu pré-maturo e teve paralisia cerebral, a qual comprometeu sua comunicação e coordenação motora ampla e fina.
E o que podemos concluir com tudo isso? eu acredito que com bons exemplos como este, podemos concluir que a tecnologia e a inovação são temáticas importantíssimas para o setor da educação, que toda criança deveria ter acesso a estas facilidades. São temáticas que estão latentes em nosso dia a dia e despertam o interesse dos alunos e consequentemente melhoram seu desenvolvimento enquanto indivíduos, auxiliando-os assim a já irem pensando em qual será o seu papel no futuro da nossa sociedade.
Abaixo segue o link de um vídeo que fala um pouquinho sobre o Projeto Escola do Futuro.
https://www.youtube.com/watch?v=OgxWN-oedwY
Até a próxima