Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Equipe ideal para cuidar do digital

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Equipe ideal para cuidar do digital
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Que tal começar assistindo nosso vídeo?

Depois não deixe de conferir o artigo na íntegra para ter mais informações

Uma boa equipe de marketing é aquela em que todos os membros trabalham juntos para criar uma imagem de marca coerente. 


Não é fácil construir um departamento assim, mas quando você conseguir, verá uma melhora nas vendas e no relacionamento com seus clientes! 


Então, qual é a estrutura ideal da equipe de marketing em 2022? O que faz um departamento de marketing?

Organizar o departamento de marketing existe apenas um método?

Quando se trata de construir uma equipe de marketing, é difícil falar sobre uma maneira correta de fazê-lo. Existem muitas possibilidades, e não é fácil escolher uma estrutura de departamento de marketing que funcione em todas as empresas. 


Acordos completamente diferentes podem ser necessários dependendo do setor, do método escolhido de comunicação com os clientes, bem como da estrutura geral de sua organização. 


Lembre-se de que nem todas as funções precisam ser preenchidas com funcionários em tempo integral. Hoje em dia, é muito fácil contratar freelancer ou outros subcontratados para terceirizar parte do trabalho.


Estrutura do departamento de marketing

As estruturas ideais de equipe de marketing são compostas por pessoas com diferentes conjuntos de habilidades. Na era do marketing digital, as habilidades técnicas são tão importantes quanto as mentes criativas. Isto não devia ser uma surpresa! 


Mesmo os melhores artigos e postagens serão inúteis se ninguém puder publicá-los e implementar um design gráfico de boa aparência.



Equipe Mínima

Existe uma diferença entre EQUIPE IDEAL e EQUIPE MÍNIMA NECESSÁRIA. Se pensarmos em qual é a equipe mínima necessária, teremos um time enxuto com 3 ou 4 elementos! 


Seriam eles: 

- 1 designer

- 1 redator

- 1 analista de mídia Full (Google e redes sociais)


Como adendos à essa formatação de time, temos a figura do editor de vídeos e do programador, que podem ser extremamente necessários de acordo com os objetivos e projetos em desenvolvimento.


Equipe Ideal para cuidar do Digital

Agora, vamos fazer um overview por todas as posições importantes no departamento de marketing e discutir suas responsabilidades separadas para que você possa identificar facilmente quem você precisa em sua equipe para construir uma estrutura de equipe de marketing eficaz .


  • Gerente de marketing

Esta é a pessoa mais importante em termos de funções do departamento de marketing. Este é o ponto de partida. A pessoa nesta posição desenvolve planos e táticas eficazes que outros membros da equipe usam em seu trabalho posterior. 


As competências técnicas e interpessoais são imprescindíveis, serão úteis na gestão de várias crises as relacionadas com os colaboradores e as campanhas de marketing. Portanto, pode-se afirmar com segurança que o gerente de marketing é o papel mais importante e mais exigente na hierarquia do departamento de marketing.

  • Redator

Um copywriter é uma pessoa responsável pela criação de conteúdo. Um bom escritor é um ativo extremamente valioso na estrutura de todo o departamento de marketing. Por quê? Um conteúdo bem pensado é uma das melhores formas de melhorar as vendas e o relacionamento com os clientes. 


Contar histórias é muito importante. Os clientes adoram conhecer a história por trás de uma marca ou de um produto específico. Narrativas interessantes podem melhorar os resultados do negócio, aumentar a influência da marca e nutrir o relacionamento com os clientes. Este é o trabalho para redatores. 


Eles criam postagens em blogs e mídias sociais, descrições de produtos, artigos patrocinados, mensagens internas e externas, nomes de produtos e slogans publicitários.


  • Webmaster/Desenvolvedor Front-end

Um bom site é a base de qualquer negócio. Toda loja que tem apenas seus pontos de venda estacionários perde uma grande parte do mercado, e qualquer empresa de serviços, mesmo sem um simples cartão de visita, é percebida pior pelo cliente. 


Se você precisa de um site simples ou um blog, você pode contratar um freelancer que irá configurá-lo em questão de dias. No entanto, se você deseja ter um site de comércio eletrônico extenso ou se o conteúdo e as funções do seu site precisarem ser alterados com frequência, vale a pena ter alguém em sua estrutura de marketing de uma organização para gerenciá-lo.


  • Designer

Quando se trata de papéis importantes no departamento de marketing, o designer gráfico é definitivamente um deles. Hoje em dia, os clientes esperam mais do que apenas uma foto com algum texto. 


Eles querem uma história com imagens bonitas e legíveis, ou infográficos que façam sentido. Ao criar qualquer conteúdo nas redes sociais, você tem menos de um segundo para chamar a atenção dos usuários, e a maneira mais fácil de fazer isso é com gráficos interessantes, chocantes ou engraçados ou uma foto bem editada.


  • Editor de vídeo 

Hoje em dia, quando se trata de marketing na Internet, as empresas usam filme e som em uma escala muito maior. 


Você certamente precisará de uma pessoa, ou mesmo algumas pessoas, com grande conhecimento do tema na estrutura de sua equipe, principalmente se você pretende iniciar um Podcast, um canal no YouTube ou uma série de webinars .


  • Especialista em SEO

As pessoas vêm dizendo que o SEO está começando a perder sua relevância há muitos anos. De fato, as maneiras como você pode posicionar sites mudaram, mas não mudou o fato de que quando você investe em otimização de mecanismos de busca, você investe no aumento de suas vendas e reconhecimento da marca! 


Especialistas em SEO são necessários em todas as empresas porque não apenas conhecem o aspecto técnico do trabalho, mas também entendem o que os usuários estão procurando e sabem como otimizar seu site para resultados de pesquisa orgânica e obter classificações ideais para suas palavras-chave alvo.


  • Analista de Dados

Um analista é responsável por coletar todos os dados fornecidos por vários especialistas em marketing e tirar conclusões a partir deles. Outros especialistas podem planejar suas ações adicionais apenas graças às informações fornecidas pelo analista. 


Marketing não existe sem análise e você deve se lembrar disso! 


O papel do analista também inclui encontrar formas de otimizar o uso de softwares e ferramentas de automação de marketing e apoiar o planejamento de campanhas com insights práticos sobre como obter os melhores resultados possíveis .


  • Analista de Mídia (gestor de tráfego)

Hoje em dia, é difícil alcançar clientes em potencial por meio de um alcance orgânico. A execução de perfis e atividades de SEO que o fornecem são extremamente importantes, mas você também precisa se apoiar em todas as plataformas de publicidade possíveis. 


Os mais populares são o Facebook Ads e o Google Ads , mas praticamente todas as plataformas têm seu próprio sistema de publicidade, para que você possa ajustar a promoção de seus produtos às suas especificidades. 


No entanto, é importante que a pessoa que faz publicidade sob sua marca conheça não apenas os sistemas, mas também as diversas possibilidades que eles oferecem. 


Eles precisam saber onde os anúncios serão exibidos, selecionar o grupo-alvo, criar a mensagem apropriada e um documento de briefing para designers gráficos e redatores e, em seguida, analisar os resultados obtidos.


Além de todas essas funções (bastante específicas), também poderíamos incluir a figura de um Coordenador ou Gestor de Projeto, que pode ser fundamental para fazer com que todas as engrenagens funcionem de forma síncrona e organizada.


Parece muita coisa né? Mas fique tranquilo porque o objetivo desse artigo era realmente abrir os seus olhos para o quão multidisciplinar é a área de marketing digital. Vai muito além de cuidar de uma rede social, por exemplo.


Porém, como sempre frisamos e nunca é demais falar, o "feito é melhor que perfeito!". Você pode começar aos poucos, atuar em poucas frentes e ir aumentando sua presença conforme os resultados forem sendo obtidos. 


Com planejamento e o tempo certo, sua empresa alcançará a posição e presença que você deseja.


Por hoje é só, mas não deixe de acompanhar os outros conteúdos aqui da comunidade de marketing digital ;)


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2982 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?