Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Equipando no home office: Quais ferramentas vão melhorar a produtividade do meu funcionário?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Equipando no home office: Quais ferramentas vão melhorar a produtividade do meu funcionário?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 12 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fornecer equipamentos para os colaboradores que trabalham de forma remota pode ser uma ótima forma de reter e atrair talentos para a empresa


O trabalho remoto, também conhecido como home office, tornou-se parte da rotina de muitas pessoas, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo.  Esse tipo de jornada proporciona uma qualidade de vida significativa para o trabalhador e, consequentemente, aumenta sua produtividade.


Atualmente, o trabalho remoto também é visto como uma estratégia para aumentar a retenção e atração de talentos. Isso porque é possível contratar pessoas de diferentes localizações, bem como fornecer uma jornada de trabalho menos cansativa que é cada vez mais buscada pelos trabalhadores.


No entanto, existem algumas ações que devem ser colocadas em prática para que o home office possa trazer esses benefícios. Uma delas é o fornecimento de ferramentas para que os colaboradores possam desempenhar seu trabalho da melhor forma possível. Alguns equipamentos são indispensáveis para a rotina de trabalho e, consequentemente, para alcançar os melhores resultados para a empresa. 


Mouses e teclados ergonômicos


Uma estação de trabalho deve ser confortável e ergonômica para evitar possíveis lesões por esforços repetitivos mais conhecida como LER. Portanto, fornecer kits de mouses e teclados, preferencialmente sem fio, e que se adaptem à rotina de trabalho dos colaboradores é a melhor maneira de demonstrar preocupação com seu bem-estar e prevenir problemas futuros.


Suporte para notebook


Apesar de parecer algo dispensável, apenas quem trabalha com um notebook sabe o quanto um suporte faz diferença no dia a dia. O suporte ajustável proporciona melhorias ergonômicas, permitindo que o equipamento fique na altura dos olhos do usuário, o que previne de problemas como torcicolo, dores na coluna, etc. Além disso, também oferece um melhor posicionamento da câmera em reuniões online.


Câmera


Atualmente, a maioria dos notebooks vem com câmera, porém, nem sempre é a melhor. Uma boa câmera é essencial para cargos que demandam muitas reuniões online, principalmente para quem lida com clientes. Sendo assim, o ideal é escolher um modelo com boa resolução de imagem e com um formato de clipe compatível com o monitor, visando um encaixe eficiente. 


Headset sem fio


Além disso, é bom avaliar a compra de um aparelho com um bom sistema de áudio. O conjunto ideal para quem participa de muitas reuniões ao longo do dia é o headset sem fio, com boa captação de som e áudio limpo. A ausência de fios proporciona um ambiente e uma mesa de trabalho mais organizada e menos poluída. Além disso, o equipamento pode ser usado para aumentar a concentração, abafando ruídos do ambiente.


Monitores


Embora seja um caso bastante específico, é importante mencionar a necessidade de monitores adicionais para colaboradores que lidam com muitos dados e planilhas. Fornecer uma tela extra, como uma TV de 65 polegadas, pode proporcionar mais conforto, uma análise mais detalhada das informações e uma melhor visualização de planilhas. 


Cadeira ergonômica


Os colaboradores passam grande parte do dia no trabalho, geralmente sentados. Sendo assim, a cadeira é um item de extrema importância para o bem-estar dos funcionários. Fornecer uma cadeira ergonômica pode corrigir a postura durante o horário de expediente, prevenir problemas de saúde e reduzir o cansaço, aumentando assim o rendimento do colaborador.  


Armazenamento na nuvem ou HD externo


Para colaboradores que trabalham exclusivamente de forma online, disponibilizar uma dessas opções é essencial para evitar a perda de documentos e dados importantes. Também é importante incentivar uma cultura organizacional de guardar arquivos nessas ferramentas, visando evitar esse tipo de problema. 


Gostou das dicas? Comenta aí embaixo! Até logo!


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 763 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?