Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

EP 3: Confiando e delegando tarefas para desafogar o fluxo | JAQUELLINY + CELIANE | PODCAST VAREJO

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
EP 3: Confiando e delegando tarefas para desafogar o fluxo | JAQUELLINY + CELIANE | PODCAST VAREJO
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 26 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como identificar um empreendedor de sucesso? Ao examinar as startups que conseguiram, pode-se dizer com segurança que todas elas herdam um conjunto muito distinto de valores. A chave para o sucesso é alinhar a empresa aos valores pessoais, profissionais e sociais para que o negócio prospere. No entanto, o que esses valores implicam?



Valores pessoais


Simplificando, é preciso ser um bom ser humano antes de poder ser um bom empresário!


Os valores pessoais que um empreendedor precisa são atributos como honestidade, paixão, determinação e confiança. Ninguém gosta de fazer negócios com pessoas arrogantes, egoístas, desdenhosas e egoístas. 


Qualquer empreendimento comercial é um reflexo dos valores, atitudes e crenças pessoais do empreendedor. E se você está trabalhando para ter uma grande personalidade, certamente ajudará seu negócio a prosperar.



Valores Profissionais


A ética no mundo dos negócios é o domínio dos valores profissionais. Enquanto os valores pessoais refletem nos traços de personalidade do empreendedor, os valores profissionais correspondem à sua capacidade de se conduzir no ambiente de negócios. O que importa é uma competição saudável, ambientes de trabalho autodeterminados e também fazer a coisa certa ao aderir à lei e à ordem.


Especialmente em lugares que são fortemente influenciados pela corrupção e engano, é muito importante que os valores profissionais reflitam as medidas de seu próprio negócio ao aceitar ou rejeitar tais empreendimentos.


Os valores profissionais orientam um empreendedor a ser um grande líder de equipe. É importante que os colaboradores tenham oportunidades de crescimento e apoio para cumprirem também as suas responsabilidades pessoais e sociais para com as suas famílias e amigos.


Também é importante pensar em potenciais clientes ou parceiros de negócios como parte de sua empresa. O que importa é criar situações ganha-ganha. Se você comemora conquistas, deve incluí-las porque elas fizeram parte da jornada. Também é importante atender igualmente às expectativas de seus clientes e fornecer aos fornecedores os recursos necessários para continuar fazendo parte de sua jornada também no futuro.



Valores sociais


Como um empreendedor de sucesso, você também deve aderir aos valores sociais e retribuir ou moldar a sociedade. Os empresários que olham além da vida empresarial possuem grandes valores sociais. À medida que seu negócio se desenvolve, ele cria valor para a sociedade como um todo.


Geralmente, existem duas maneiras de criar um alto valor social por meio do seu negócio. A primeira forma é criar produtos ou serviços que beneficiem a sociedade e proporcionem soluções para problemas que de outra forma não poderiam ser resolvidos. A segunda maneira é investir mais dinheiro em responsabilidade social corporativa (RSE), apoiando uma causa social em que se acredita.


Fazer um grande serviço à sociedade de qualquer maneira possível certamente terá efeitos em cascata na reputação de alguém. Quando o negócio é retratado como responsável, olhando para as necessidades da sociedade, é mais fácil conseguir a atenção de todos, novos potenciais clientes e uma imagem e marca positiva. O resultado? Sucesso!



O Triângulo dos Valores


Somente a combinação desses três valores leva ao crescimento do negócio.


Empreender é muito mais do que ganhar dinheiro. É também sobre sustentabilidade. Contanto que você mantenha seus valores pessoais, profissionais e sociais equilibrados, você continuará a expandir seus negócios. Quanto mais ativamente você trabalhar para melhorar todos os três aspectos do triângulo juntos, mais rápido os resultados serão evidentes.


Nossos valores profissionais nos ajudam a ser um bom empresário. Valores profissionais orientam o caminho para que nosso negócio seja respeitável. Os valores sociais levam a sociedade a perceber o negócio como socialmente aceitável. Ao internalizar todos os três valores, qualquer negócio se tornará respeitável e lucrativo também.



Mas após o alinhamento de valores,

Como Capacitar e Aumentar o Engajamento dos colaboradores


O envolvimento dos funcionários ajuda você a medir e gerenciar as perspectivas dos funcionários sobre os elementos cruciais da cultura do seu local de trabalho.


Você pode descobrir se seus funcionários estão ativamente engajados com seu trabalho ou se estão simplesmente dedicando seu tempo. Você pode descobrir se suas atividades de team building e práticas de recursos humanos influenciam os resultados positivos dos negócios ou se há espaço para crescer.


E com a abordagem certa, você pode aprender o que fazer para melhorar a conexão de seus funcionários com o trabalho deles e com sua empresa.



Quais são os impulsionadores do engajamento dos funcionários?


Um dos erros mais comuns que as empresas cometem é abordar o engajamento como um exercício esporádico para fazer seus funcionários se sentirem felizes geralmente na época em que uma pesquisa está chegando.


É verdade que descrevemos os funcionários engajados como "entusiasmados". E as pesquisas desempenham um papel importante na medição do envolvimento da equipe. Mas não é tão simples.


As pessoas querem propósito e significado de seu trabalho. Eles querem ser conhecidos pelo que são bons.



Estes são os principais impulsionadores do engajamento dos funcionários:






Por hoje é só pessoal! Espero que esse conteúdo faça sentido para você, e que você consiga engajar e promover os valores entre todos os players envolvidos com o seu negócio, em especial, seus colaboradores.




Um abraço, Lucas Hahn | @lucasshahnn

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3845 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas