Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Entre ser e parecer, equilíbrio tem que ter

avatar AGUSTIN LOMBARDI
Agustin Lombardifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Entre ser e parecer, equilíbrio tem que ter
Criado em 19 FEV. 2025
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Na vida como nos negócios o equilíbrio é fundamental. E na relação do ser x parecer ou identidade x imagem, não é diferente.


"Aparência não substitui competência, mas não há competência que não se beneficie de uma boa aparência” Gloria Kalil


Nessa frase da Gloria Kalil, fica evidente que não existe uma sem a outra e o beneficio mutuo é concreto. Por momentos o parecer pode até chegar primeiro, e obrigar ao ser no seu desenvolvimento para entregar aquilo que pela imagem construída foi prometido. Mas também é possível que o ser venha primeiro, e precise do parecer para torna-se uma realidade visível.

Para exemplificar esta dualidade, é uma constante no assunto, a utilização da analogia do "iceberg" como forma de ilustrar essa relação e interação.



Trazendo essa imagem como referencia para o assunto em questão, vemos a separação do iceberg em duas partes:

  • Os elementos da superfície são (ou deveriam ser) construídos com origem na estratégia da marca, e tem o objetivo de projetar a empresa para seu público.
  • Já os elementos submersos são a essência da empresa o seu DNA único que a diferencia dos concorrentes.


Assim, o público, tendo contato com a parte visível da empresa/pessoa interpreta aquilo que existe na sua identidade "não visível", e cria a representação mental da empresa, chamada de imagem. Quer dizer, que o alinhamento e equilíbrio entre aquilo que somos e mostramos, é fundamental.

Parecer algo que não somos ou em proporção maior a nossa verdadeira identidade, irá gerar em ambos casos frustração. Mas não cuidar da nossa imagem pode ser da mesma maneira prejudicial, pois teremos uma identidade rica e desenvolvida mas invisível ao olhos do público. Desta forma tornamos inerte todo o potencial transformador da nossa essência.


"Aquele que tem um 'porquê' para viver pode suportar qualquer 'como'". Friedrich Nietzsche


O ponto principal que precisamos saber para iniciar esta construção é: onde queremos chegar?. Pois será em busca desse objetivo que os esforços feito interna ou externamente terão sentido.


Por isso, nunca se esqueça que: entre ser e parecer, equilíbrio tem que ter.



Imagem de capa: Foto de Christian Pfeifer na Unsplash

avatar AGUSTIN LOMBARDI
Agustin Lombardi
Soy Agustin Lombardi, sou LOMBRAND. Desde 2018 trabalho exclusivamente como construtor de marcas, sejam elas comerciais, pessoais ou de território. Todas estão interligadas dentro do mesmo habitat e contribuindo desde seu papel comercial, público ou social para a harmonia do ecossistema.favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 1084 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?