A técnica dos 5 Porquês, que eu, carinhosamente, chamo de "técnica do zequinha"¹, surgiu na década de 30 e foi criada por Sakichi Toyoda, fundador das Indústrias Toyota.
Desde o seu surgimento, a ferramenta vem sendo muito utilizada devido a sua simplicidade e eficiência.
O 5 Porquês é uma ferramenta que consiste em perguntar 5 vezes o porquê de um problema ou defeito ter ocorrido, a fim de descobrir a sua real causa, ou seja, a causa raiz.
Um ponto interessante e que vale mencionar é que, na prática, pode ser que não seja necessário perguntar 5 vezes o porquês, ou que seja necessário realizar mais de 5 questionamentos para identificar a causa raiz de um problema.
Não há uma regra para isso, e apesar de o criador da ferramenta afirmar que 5 é o número ideal de vezes, isso vai depender do contexto de cada situação e empresa.
Exemplo:
Resposta: Porque o produto não chegou no prazo combinado.
Resposta: Porque o tempo de produção excedeu o tempo estimado.
Resposta: Porque a ordem de serviço não chegou no prazo.
Resposta: Porque a equipe está sobrecarregada.
Resposta: Porque não houve um planejamento detalhada das ações a serem feitas...
Criada para ser interativa, a ferramenta tem como resultado esperado a identificação da causa raiz de um problema.
Encontrar a real causa de um problema é fundamental para que qualquer ação tomada seja eficaz.
Geralmente, costuma-se atuar no efeito, ou seja, na consequência ou resultado do problema ao invés de atuar na sua verdadeira causa, o que torna a atuação ineficaz levando o problema a se repetir.
Os 5 Porquês ajudam na investigação da causa para que seja identificada a raiz do problema, possibilitando a implementação de ações que de fato eliminem o problema em sua essência, e não apenas os seus sintomas.