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Entendendo o CMV de restaurante: como fazer o cálculo e sua importância

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Entendendo o CMV de restaurante: como fazer o cálculo e sua importância
Criado em 02 OUT. 2024
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Aprenda a calcular o Custo de Mercadorias Vendidas e aumente o lucro do restaurante.

Na indústria alimentícia, entender o Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é crucial para manter a lucratividade e garantir uma gestão financeira saudável. O CMV representa o custo direto da produção dos pratos e bebidas que são vendidos no restaurante. Esse número é importante para calcular o lucro bruto e líquido do seu negócio, e tomar decisões informadas sobre os valores do seu cardápio. 


O que é o CMV de restaurante?   

O CMV de um restaurante inclui todos os custos diretamente relacionados à produção de alimentos e bebidas. Como os itens a seguir: 


1. Custo dos alimentos: o preço da matéria prima, ou alimentos, como carne, vegetais, grãos, temperos e outros. Esses custos podem flutuar de acordo com o mercado, a disponibilidade e o seu acordo com fornecedores. 


2. Custo das bebidas: isso inclui tanto bebidas alcoólicas quanto não-alcoólicas. Os custos podem variar significativamente dependendo do seu fornecedor, e saber controlar os custos é essencial para obter lucro máximo. 


3. Desperdício: referente a qualquer comida ou bebida que estraga, é descartada, mal preparada ou sem qualidade suficiente para usar nas vendas. Apesar de ser normal ter uma taxa de desperdício, a gestão de estoque é essencial para evitar prejuízos. 


4. Mão-de-obra: o valor pago aos seus funcionários e funcionárias também pode ser adicionado ao CMV. Isso inclui desde o chef até a equipe de cozinha envolvida na produção. 


Calculando o CMV: passo a passo  

Para calcular o CMV, um restaurante precisar considerar a seguinte fórmula: 


Custo da Mercadoria Vendida = Estoque inicial + Compras - Estoque final 

Sendo que:


Acompanhe o exemplo para entender melhor: 


Ou seja, seu CMV é de R$3 mil. Mas, para saber o valor do CMV em relação ao seu faturamento, você faria a seguinte conta: 


Porcentagem do CMV = (CMV / Faturamento) x 100


Por fim, seu CMV representaria 30% do seu faturamento. Isso indica que você está mantendo um custo adequado em relação às vendas, o que é positivo para a saúde financeira do negócio. 


A importância do cálculo do CMV no seu restaurante  


Entender o CMV é fundamental para traçar uma estratégia de precificação no seu cardápio. Restaurantes tipicamente usam uma porcentagem da margem de lucro sobre o CMV para estabelecer os preços do cardápio. Uma boa estimativa para determinar a percentagem do custo dos alimentos (CMV dividido por vendas) é aproximadamente 25-35%. Mantendo esse valor, o restaurante terá uma ótima margem de lucro. 


Por exemplo, se um prato custa R$4 para produzir (CMV), e o restaurante deseja por um custo de 30%, o preço no cardápio deve ser aproximadamente R$13,30. Esse valor te ajuda a cobrir seus custos e ainda ter uma margem de lucro confortável. 


Quer ler mais sobre gestão para restaurantes? O blog do Simpliza está recheado de conteúdos para ajudar seu negócio a lucrar cada vez mais. Confira!

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