Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Entenda porquê a publicidade tradicional voltou a ativa

avatar THIAGO BERARDI ROCHA ALMEIDA
Thiago Berardi Rocha Almeidafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Entenda porquê a publicidade tradicional voltou a ativa
Criado em 17 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Não é segredo para ninguém que as tecnologias relacionadas ao marketing digital têm dominado o crescimento nos orçamentos de agências de publicidade nos últimos anos. A medida que os consumidores mudaram sua atenção da TV, jornal e rádios para celulares e redes sociais, a publicidade tradicional perdeu seu apelo.

Por sua vez, os profissionais que atuam na área de marketing tiveram que mudar suas estratégias para acompanhar esse processo.

De acordo com dados da organização The CMO Survey, de 2012 a 2022 foram relatados diminuição de -1,4% em gastos com publicidade tradicional (anúncios em jornais e revistas, propagandas nos canais de TV e em emissoras de rádio, e outdoors) e aumento de 7,8% para os orçamentos gerais de marketing. 

No entanto, uma mudança está em andamento: de agosto de 2021 a fevereiro de 2022, os profissionais de marketing previram que os gastos com publicidade tradicional aumentariam 1,4% e 2,9%, respectivamente.

As empresas voltadas para o consumidor estão liderando a mudança: 

  • Empresas de serviços B2C prevendo o maior aumento nos gastos com publicidade tradicional (+10,2%);
  • Seguidas pelas empresas de produtos B2C (+4,9%). 


Além disso, um fato um tanto irônico, as empresas que obtêm 100% de suas vendas pela internet estão liderando essa mudança prevendo um aumento de 11,7% nos gastos com publicidade tradicional nos próximos 12 meses.

Rompendo com a desordem digital

Como os consumidores estão gastando a maior parte de suas horas diárias no meio online, eles estão se tornando cada vez mais entorpecidos com a publicidade digital convencional. Há relatos de frustração e associação negativa da marca com a desordem de publicidade digital que os impede de ler um artigo, assistir a um vídeo ou navegar em um site. 

Por exemplo, o desenvolvedor do software HubSpot fez uma pesquisa e descobriu que 57% dos participantes não gostavam de anúncios exibidos antes de um vídeo e 43% nem assistiam a eles. Como resultado, os profissionais de marketing estão procurando uma maneira de eliminar esse ruído.

Os anúncios tradicionais, por outro lado, estão experimentando um maior engajamento. Mais da metade dos consumidores, na maioria das vezes ou sempre, assistem a anúncios de televisão e leem anúncios impressos de empresas com as quais estão satisfeitos. 

De fato, os canais de mídia tradicionais liderados por TV, rádio e jornal superam os canais digitais em termos de alcance, atenção e engajamento. 

Esse diferencial de desempenho é maximizado à medida que os custos da publicidade online aumentam, especialmente ao contabilizar cliques e conversão enquanto os custos da mídia tradicional caíram. Simplesmente faz sentido econômico reequilibrar os gastos longe da desordem digital.

Aproveitando a confiança dos consumidores na publicidade tradicional

A mesma pesquisa descobriu que os cinco formatos de publicidade mais confiáveis são todos tradicionais, com os clientes confiando na maioria da publicidade impressa (82%), publicidade na televisão (80%), publicidade direta (76%) e publicidade em rádio (71%) para tomar decisões de compra. 

Da mesma forma, consumidores confiam mais na publicidade tradicional do que na publicidade nas redes sociais. Como resultado, os profissionais de marketing podem usar a publicidade tradicional para criar credibilidade e confiança da marca com esses compradores.

Aproveitando o meio crescente do Podcast

Os podcasts são uma forma de mídia digital. No entanto, ao contrário de banners, displays e outros anúncios midiáticos que geralmente aparecem na navegação diária dos consumidores, os podcasts usam uma abordagem sob demanda que é mais semelhante à rádio tradicional. E esse é um dos motivos pelos quais a publicidade é bem-sucedida. 

De acordo com o principal fornecedor global de soluções de publicidade em áudio digital, Adds Wizz, Os podcasts tiveram um aumento de 51% no inventário disponível, um aumento de 53% em novos podcasts e um aumento de 81% nas impressões de anúncios.

Além de alcançar mais de 100 milhões de ouvintes mensais, os anúncios de podcast são eficazes porque os ouvintes confiam em seus apresentadores e são genuinamente influenciados por seus endossos. 

De acordo com o mesmo estudo, quase metade dos ouvintes, prestam mais atenção aos anúncios de podcast do que aos de qualquer outro formato. Dada a correspondência do público-alvo com o conteúdo, o podcast provou ser uma maneira eficaz de colocar a marca/empresa na frente de um público bem adequado e atento.

Ajuste da marca e do mercado

O marketing é uma arte de explorar, criar e fornecer valor para atender às necessidades do mercado através de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores

Isto significa que às vezes a publicidade tradicional é perfeita para algumas marcas. Por exemplo, a transmissão de TV continua a oferecer uma plataforma ideal para anúncios de narrativa emocional. 

Os especialistas preveem há muito tempo o fim da publicidade tradicional. No entanto, ele voltou com mais força para o crescimento. Quando usado em conjunto, o marketing tradicional e o digital podem alcançar mais públicos, construir e manter a confiança e motivar a compra de consumidores que, de outra forma, poderiam ignorar as mensagens de marketing.

 

Gostou deste conteúdo?

Acesse nosso site para conhecer nosso trabalho, e quem sabe nos tornarmos parceiros? 

Para mais informações, fale conosco!

Ficamos localizados na Av. República Argentina, 1228 , Sala 2608 Água Verde Curitiba PR

avatar THIAGO BERARDI ROCHA ALMEIDA
Thiago Berardi Rocha Almeida
The Brand Experience Office ¿¿ ¿¿20 anos criando conexões de sucesso ¿Branding¿Design¿Digital¿Vídeo ¿¿ (41) 99855-7878 beacons.page/bddb.agfavorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 760 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil