Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Entenda o que está levando empresários brasileiros para o exterior

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Entenda o que está levando empresários brasileiros para o exterior
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muitos empresários brasileiros estão desenvolvendo seus negócios em outros países. Novos mercados oferecem possibilidades diversas para quem procura ampliar os horizontes e se estabelecer fora do Brasil. Há mais de 3 milhões de brasileiros que moram no exterior. Quase metade deles está nos Estados Unidos.


Segundo um levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores em 2017, já havia 20 mil micro e pequenos empreendimentos formais de empresários brasileiros pelo mundo. Os Estados Unidos apareceram como o maior polo, com quase 10 mil empreendimentos.


As pessoas que optam por uma vida fora do país vão atrás de novas oportunidades e melhor qualidade de vida. Fogem da violência e da instabilidade econômica para uma vida mais previsível. Muitos veem a possibilidade de um negócio como forma de se manter de forma independente.


Para tanto, é preciso entender a legislação local para empreender. Faz-se necessário, muitas vezes, contar com o auxílio de advogados e profissionais especializados para que consigam abrir e fazer funcionar um negócio em outro país. Facilita quando conhecem outros brasileiros que já se estabeleceram para que se transformem em referência.


Caso tenha que enviar dinheiro do Brasil para o exterior, e vice-versa, o ideal é que o empresário tenha uma conta internacional. Assim, fica mais fácil transferir dinheiro de um país para outro pagando o mínimo possível. Uma base para operações financeiras ajuda no negócio.


Um bom planejamento financeiro ajuda.

É preciso ter capital de giro suficiente para que se mantenha o negócio funcionando, até que ele consiga atingir um ponto de equilíbrio e dar lucro. Os primeiros meses de funcionamento são os mais desafiadores.


A pandemia do coronavírus afetou as economias do mundo todo. Porém o Brasil será um dos últimos países a se recuperar. Assim, os empreendedores estão procurando possibilidades de negócio fora, onde as moedas são mais fortes e apresentam menores riscos de desvalorização.


Para os que desejam abrir um negócio no exterior, o ideal é investigar as possibilidades para escolher o país certo. Muitos países dão um visto de investidor para empresários que queiram abrir seu empreendimento por lá. O valor mínimo varia de acordo com o país. É preciso verificar as regras de cada um deles.


Há também países em que certas especialidades profissionais estão em falta. Uma pesquisa bem feita consegue apontar quais tipos de negócios de serviço conseguiriam alavancar no país em questão em pouco tempo, devido à grande demanda na área.


Flavia Viana

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7444 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?