Ter esse conceito em mente, apesar de ser utilizado somente na compra e venda de um negócio, pode ser uma boa forma de estabelecer um padrão de qualidade para o negócio. Existem alguns termos que podem causar confusão tanto para os empreendedores quanto para quem trabalha com contabilidade, e dentre eles está o goodwill. Porém, para que isso não gere informações erradas e até mesmo facilite em obter bons negócios, é importante entender o que é esse conceito. O que é? Quando uma empresa é posta à venda e comprada por um valor maior do que o seu valor de mercado original, a diferença paga pelo comprador é o chamado goodwill. Esse valor intangível geralmente está atrelado ao potencial de crescimento do negócio e de gerar renda após sua aquisição. Quanto mais alto é o valor de uma empresa, maior será o seu valor de mercado em relação ao seu valor de patrimônio líquido (VPL). Mas, para calculá-lo, é preciso levar alguns fatores em consideração, como a reputação da marca, a qualidade dos produtos, a fidelidade dos clientes e a previsão de continuar gerando lucro no futuro. Como isso é calculado? Geralmente, os fatores que influenciam este valor de diferença são considerados intangíveis, e é nesse ponto que a confusão entre os contadores e empreendedores começa. Apesar de parecer muito complexo, o cálculo para se chegar a este valor é muito simples: Goodwill = P – (A+L) Dentro desta pequena fórmula, o “P” é o valor pago na compra da empresa, o “A” é o valor justo do ativo e o “L” é o valor justo do passivo. Para exemplificar: se um negócio for comprado por R$ 100.000 e o seu valor justo estava em R$ 70.000, o goodwill do negócio será de R$ 30.000. O que constitui esse valor? Análise do fluxo de caixa: É possível identificar o potencial de crescimento da empresa através do desempenho atual dela. O fluxo de caixa é um ótimo indicador, porque, quanto maior, mais indicará que este é um negócio saudável e com poucas chances de falência. Gestão organizacional: Quanto mais organizada for a empresa, mais fácil será para que o comprador identifique todos esses fatores. Sem contar que ele também auxilia na melhora de processos e na comunicação entre os setores, o que pode auxiliar no momento da negociação e até mesmo na percepção de margem de crescimento. Comparação direta com a concorrência: Ao comparar a marca diretamente com a concorrência, é possível identificar a força dela no mercado, fidelização de clientes e muitos outros pontos. A partir disso, é possível também identificar a sua força de crescimento em médio e longo prazo. Capital intelectual: A formação e expertise dos colaboradores também é um fator a ser considerado. Quanto melhor a sua equipe, maior será a sua margem de goodwill. É importante lembrar: um negócio não é nada sem colaboradores capacitados. Gostou do tema? Comenta aí embaixo!