O termo ESG (Environmental, Social e Governance), passou a ser disseminado em âmbito global a partir do relatório emitido em 2004 “Who Cares Wins”, fruto da iniciativa da ONU e de instituições financeiras com o objetivo de desenvolver recomendações e diretrizes sobre quais seriam as melhores escolhas e ações para integrar as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Em resumo, ESG engloba um conjunto de práticas voltadas para a preservação ambiental, a responsabilidade com a sociedade e a transparência empresarial, ou seja, a empresa poderá demonstrar o quanto ela está em busca de minimizar os impactos por ela causados no meio ambiente, nos esforços para construir um mundo mais justo e responsável e de que forma procura manter a administração do negócio com processos claros e transparentes.
Vamos agora entender a que se refere cada um pilares de ESG:
E - Environmental ou AMBIENTAL: diz respeito às práticas e princípios adotados para a preservação do meio ambiente.
Mas, quais práticas podem ser feitas?
S - Social: O social se refere à forma como a empresa se relaciona com as pessoas de uma forma geral. Do quanto ela realiza ações e promove debates quanto à diversidade, inclusão e equidade, neste sentido, dizemos que estão inclusos o quadro de funcionários, clientes, fornecedores e sociedade como um todo.
E quais são as práticas recomendadas?
G - Governance ou Governança: A governança deve possuir o foco na transparência sobre como a empresa realiza os processos de gestão.
E como aplicar?
Por que o ESG é importante para minha empresa hoje?
Vale considerar que conforme o comportamento do consumidor muda, muda também o nível de exigência desses mesmos compradores, especialmente neste momento em que as questões de sustentabilidade como, mudanças climáticas e inclusão social, além do empoderamento das mulheres estão muito evidentes e o consumidor tem demonstrado cada vez mais interesse nessas temáticas.
Além disso, as práticas ESG se tornam um diferencial competitivo e potencial para atrair investidores para o seu negócio. Isso porque, ao implementar as práticas ESG as empresas passam a ter algumas vantagens como:
- Fortalecimento da imagem e reputação da marca;
- Melhores índices de satisfação e atração de novos talentos;
- Fidelização de clientes interessados e que valorizam o consumo verde;
- Ganho de produtividade;
- Redução de custos;
- Acesso à linhas de créditos específicas.
A sociedade e o mercado vêem de forma muito positiva as empresas que implementam as práticas ESG e se posicionam com o objetivo de realmente dar atenção aos impactos ambientais, sociais e de governança por ela causados. Neste sentido, as práticas de ESG muito embora ainda não sejam obrigatórias, são fatores que elevam a competitividade empresarial, muito mais do que uma tendência, o ESG parece ter vindo para ficar.
Até logo!