Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Conta no Exterior - Entenda o passo a passo para abrir uma.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Conta no Exterior - Entenda o passo a passo para abrir uma.
Criado em 28 ABR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quem é empresário e deseja expandir sua empresa para novos ares terá que lidar com uma série de burocracias, especialmente se tratando do mercado internacional. Uma delas é abrir uma conta bancária no exterior, seja para facilitar as transações com moeda estrangeira ou para proteger seu patrimônio. 

A boa notícia é que, por incrível que pareça, abrir uma conta em um banco de outro país é mais fácil e menos burocrático do que muitos imaginam.

Tudo vai depender do país escolhido e da instituição financeira desejada. A maioria delas não exige requisitos muito restritivos, como ter cidadania local ou ser residente da região, então isso já facilita muito. Contudo, esse tipo de conta pode ser bastante limitada e não oferecer serviços de crédito, investimentos e outros recursos mais interessantes. Já para quem quer abrir uma conta corporativa alguns países exigem que o negócio esteja registrado no lugar em questão, então nesse caso já envolve algumas burocracias adicionais.

A facilidade do processo de registro da sua empresa em um país estrangeiro vai depender exclusivamente da legislação local. No Brasil, costuma ser bem demorado, mas em outros países, pode ser feito em apenas alguns dias, e tudo é realizado totalmente pela internet. Lembre-se de ficar atento às exigências de cada banco, pois em alguns, é obrigatório abrir a conta presencialmente, e outros podem querer realizar uma entrevista por vídeo chamada previamente.

Uma das soluções mais eficazes da atualidade é apostar nos bancos digitais, algo que já vem se popularizando no Brasil há algum tempo. No exterior, funciona da mesma forma, sendo necessário apenas baixar o aplicativo da instituição no celular e realizar um cadastro com toda a documentação solicitada. 

Uma outra vantagem é que a maioria não cobra tarifa, sendo totalmente gratuito, com exceção do C6, que cobra a abertura e uma taxa, caso a conta fique inativa por mais de um ano.


Essas opções acabam sendo bem mais práticas e ainda facilitam qualquer outro tipo de transação, seja para receber dinheiro, transferir ou realizar compras internacionais.  A única desvantagem fica para casos presenciais, pois cada saque em dinheiro no país em questão acaba sendo taxado, e isso pode pesar no bolso. Ainda assim, para empresários que querem apenas garantir a atividade da sua empresa fora do país, vale bastante a pena.


Você já passou por essa experiência de abertura conta no exterior, conta aqui?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios